A comunicação e interacção com os outros são as competências sociais que são muito importantes na vida de todos. Os humanos são animais sociais e desenvolveram muitas formas de comunicar e transmitir os seus pensamentos e sentimentos aos outros. Estes podem ser verbais (como o tom de voz, o volume da fala, e as palavras que escolhemos), não verbais (como gestos e linguagem corporal), ou escritos.
Para uma boa relação social, é necessária uma personalidade atraente e essa personalidade vem com o seu comportamento, aparência pessoal, e linguagem corporal positiva. Estas capacidades estão presentes em pessoas normais, mas não em pessoas especiais como os autistas. As pessoas autistas carecem destas competências e qualidades porque têm medo de ir a encontros e não querem interagir com ninguém devido a uma desordem genética. Para este tipo de pessoas, a tecnologia está a trabalhar para melhorar as suas aptidões e torná-las pessoas valiosas da sociedade.
Com Robôs:
Inteligência artificial tentando ajudar estas pessoas a obter todo o seu potencial da vida escolar, porque esta fase é o início de uma personalidade em crescimento. A Inteligência Artificial ajuda a identificar fraquezas e a melhorar as suas capacidades de conversação e comportamento com outros, que são os seus principais problemas, tais como a redução de temas perseverantes/expressivos da fala e do discurso repetitivo. E, através da IA, este tratamento é possível através da criação e treino de robôs.
As crianças autistas tomarão estes robôs como um brinquedo e passarão o seu tempo com eles. E quando passam o seu tempo com robôs, habituam-se a encontrar-se com outros e a desfrutar da companhia de outros. O principal objectivo destes robôs é ajudar a pessoa autistas a interagir com outros, e com estas interacções, eles serão capazes de reconhecer expressões faciais, comunicar socialmente e responder adequadamente às sugestões sociais.
Com as aplicações móveis:
Há também outra forma que os tornará habituais de fazer contacto visual através da criação de aplicações móveis. Uma aplicação que ganhará a sua atracção e terá uma conversa com eles. Com isto, aprenderão a fazer contacto visual durante a conversa e saberão como responder de acordo com os outros.
Deve haver também aplicações semelhantes a jogos que recebam feedback da pessoa. Com isto, aprenderão sobre a expressão facial do paciente e, de acordo com ela, oferecer-lhe-ão algumas actividades que lhe ensinarão habilidades práticas e aumentarão o poder cerebral.
Benefício:
As interacções sociais diárias com familiares e amigos são difíceis para as crianças com autismo, mas quando não tiverem nada que as envolva, precisarão de alguém que capte a sua atenção e passe tempo com elas, e essa pessoa pode ser o seu familiar ou qualquer parente próximo.
HRMatrix permite que as pessoas Autistas dêem as suas entrevistas livremente sem ir a lado nenhum e sem se encontrarem com qualquer pessoa.