Independente de sua área de atuação, é certo que sua empresa é afetada pelo marketing digital. Isso porque ele representa a nova realidade do mercado, que preza pelas facilidades e funcionalidades da internet até mesmo para lojas físicas.
Por esse mesmo motivo, sei que já, pelo menos uma vez, tentou colocar alguma estratégia de marketing digital em prática. Mas nem sempre ela foi bem sucedida.
A questão por trás das estratégias do setor é que todas elas são excelentes, mas nem todas são excelentes para você. E para descobrir qual é a ideal para sua realidade e empresa, apenas com o Plano de Marketing!
Venha descobrir como colocar esse planejamento de ação em prática.
O que é o Plano de Marketing?
De maneira simples, podemos definir o plano de marketing como sendo um documento detalhado que traz a análise de diferentes perspectivas de uma empresa. Em sua conclusão, ele então nos mostra qual o plano mais indicado para o marketing da marca.
Parece até brincadeira, mas a solução que você sempre esperou é simples desse jeito!
Não há segredo quanto ao Plano de Marketing e sua arma secreta está em fazer uma boa pesquisa. Assim, vamos direto ao que interessa e ver quais os passos necessários para construir esse planejamento.
Antes, apenas deixamos uma coisa avisada: o plano de marketing não é estático. Ou seja, ele precisa ser refeito periodicamente para acompanhar as mudanças do mercado e da sua empresa.
Passo 1: Conheça seu público
Uma maneira infalível de saber que uma estratégia de marketing é realmente boa é quando seu primeiro passo é uma análise do público. Sendo os clientes o foco principal de qualquer empresa, eles devem ser priorizados em todas as suas ações, até nas mais simples como uma pesquisa.
Assim, para que possa conhecer seu público, sugerimos o desenvolvimento de uma persona. Ela nada mais é do que uma personagem fictícia que representa seu cliente ideal. Por ser construída com base em dados reais, ela é de extrema confiança.
Use sua persona para descobrir o que os clientes querem e como eles agem!
Passo 2: Conheça o mercado
Outro ponto importantíssimo é saber como anda a concorrência, por isso uma análise SWOT é sempre bem vinda.
A sigla para Strengths (forças), Weakness, (fraquezas) Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças) dará conta do recado de entender seu mercado interno e externo.
Assim, use as suas primeiras letras para encontrar os seus pontos fortes e fracos, ou seja, no que sua empresa é boa e no que ela precisa melhorar. Parta então para as letras seguintes e analise a concorrência buscando por oportunidades que eles deixaram passar e por possíveis ameaças.
Uma boa dica é que quando encontrar uma oportunidade que case perfeitamente com as necessidades da sua persona, é exatamente aí que deve investir!
Passo 3: Defina seus objetivos
Ninguém chega a lugar nenhum sem saber para onde quer ir, por isso definir objetivos é um ponto tão relevante.
Deixe bem claro, para você e para a sua equipe, quais são seus focos, onde quer chegar. E nunca se esqueça de metrificar cada uma dessas metas.
Se não tiver como medir seus esforços, ficará difícil saber se está agindo corretamente ou não. Logo, estabeleça KPIs que sejam úteis nesse momento.
Passo 4: Encontre sua estratégia perfeita
Agora que já sabe onde tem que investir, graças a sua análise de persona e SWOT, e onde quer chegar, basta descobrir o como!
São inúmeras as estratégias de marketing espalhadas pelo mercado, como o SEO, Email Marketing, Marketing de Conteúdo e mais uma infinidade. Assim, lembre-se do que falamos no início do texto: a melhor estratégia é aquela que melhor se encaixa na sua empresa.
Ou seja, qual delas vai te ajudar a chegar aos seus objetivos e ainda casar com suas análises? Respondendo essa pergunta, terá a estratégia ideal em suas mãos.
Conclusão
O Plano de Marketing é muito mais do que um simples documento que te ajuda a conhecer e organizar sua empresa. Ele pode ser a peça que faltava no momento de explodir e escalar a marca.
Sendo a ferramenta ideal para conhecer seu mercado, seu público e seu próprio negócio, ele irá te ajudar a economizar gastos e energia e direcionar suas ações para o melhor caminho possível.
Mas e então, você já conhecia o plano de Marketing? Nos conte abaixo!