Sempre que pensamos em novas formas de construir reputação no meio digital alguns fatores entram em jogo. Entre eles questões como a usabilidade ou a customer experience de uma empresa.
Entretanto, um ponto que não é muito comentado, mas que deveria ter uma maior atenção, é como o Comportamento do consumidor influencia e interfere no dia a dia de uma empresa.
Assim, sabendo que essa é a palavra-chave para conquistar e converter clientes no futuro do marketing, vamos entender tudo o que precisamos sobre este comportamento e suas implicações.
O Comportamento do Consumidor e o ZMOT
Há alguns anos, seríamos considerados loucos se falássemos que em breve seria possível comprar todo o tipo de coisa em poucos cliques e diretamente de um aparelho compacto e móvel. Entretanto, hoje é exatamente isso que fazemos através dos smartphones.
E por mais que tenhamos claro que a forma de se consumir foi alterada com o desenvolvimento da tecnologia, pouco se fala sobre como o modo de se comprar também mudou.
Isso porque, agora, temos que levar em conta outros fatores, os quais o marketing tradicional não se importa. E exemplo dessa nova maneira de se consumir está no ZMOT.
Zero Moment of Truth, ou simplesmente momento zero da verdade, esse é o nome dado a primeira fase do consumo, descoberta recentemente por pesquisas do Google em parceria com a Shopper Sciences. O ZMOT vai representar o período que antecede uma compra, sendo esse o momento no qual o cliente decide se vai ou não consumir algo.
Mas talvez você se pergunte: o que isso tem haver com o comportamento do consumidor?
O fato é que com a chegada do ZMOT, pudemos perceber como o cliente age nesse novo modelo pautado pelas tecnologia. E especialmente, como ele é capaz de ser um consumidor ativo.
Assim, ao conhecer alguns dos pontos do momento zero da verdade, somos capazes de prever comportamentos recorrentes do público e nos preparamos para eles. Desse modo, ficará mais fácil influenciar e converter os clientes.
E agora que sabemos qual a relação entre o ZMOT e o Comportamento do Consumidor, vamos mostrar dois exemplos de aplicação destes conceitos juntos.
Ranqueamento em mecanismos de busca
Uma das primeiras coisas que os clientes fazem quando estão tentando se decidir por uma compra é pesquisar sobre o produto ou serviço que desejam.
Isso é um fato facilmente deduzível, afinal basta olhar para o nosso dia a dia e pensar em quantas vezes recorremos ao Google antes de comprar qualquer coisa. Entretanto, um ponto que pode ser pouco comentado é o fato de que, durante essas pesquisas, apenas os primeiros sites ranqueados organicamente são capazes de converter clientes.
De acordo com dados da Smart Insights, os consumidores têm por comportamento comum clicarem especialmente no primeiro site ranqueado de forma orgânica, ficando com 34% dos acessos.
Na sequência está o segundo ranqueado com 17% e o terceiro com 11%. A partir de então, os níveis começam a cair drasticamente, se anulando por volta do link de número 15.
Na prática, isso significa que para acompanhar o Comportamento do Consumidor, é preciso estar bem ranqueado nos mecanismos de busca. Um modo inteligente de fazer isso é usando estratégias de SEO na sua empresa.
Avaliações Online
Outro ponto do ZMOT que devemos ficar de olho são nas avaliações online. E isso pelo motivo de que elas são a nova moeda de troca da internet.
Tenho certeza de que pelo menos uma vez na vida você pediu a opinião de um parente ou amigo antes de comprar algo, certo?
Com o novo comportamento do consumidor essa busca por opiniões de terceiros continua existindo, entretanto ela migra para o mundo digital.
Podemos chamar esse movimento de Boca a Boca 4.0, uma vez que ele acompanha o conhecido Marketing 4.0.
Assim, sabe-se hoje que mais de 85% dos clientes buscam por essas avaliações online antes de consumidores, e que 57% deles compram apenas se as opiniões ficaram entre 4 e 5 estrelas.
Desse modo, é essencial que saibamos como nossa reputação está no meio digital. Promover boas avaliações e solucionar os comentários negativos trará autoridade para sua empresa, atraindo cada vez mais clientes.
Conclusão
Ficar de olho no modo como o cliente se comporta deixou de ser uma estratégia a mais no marketing para se tornar uma obrigação.
Assim, preste atenção nos sinais que os clientes te deixam para que possa acompanhar seu novo jeito de consumir e converter cada vez mais o público com base no seu comportamento.
Outros artigos interessantes: