O Samsung Galaxy A52s 5G foi anunciado oficialmente esta terça-feira. Esta nova variante do Galaxy A52 vem melhorar ainda mais um smartphone gama-média que de si era já um dos mais completos do mercado em 2021.
A nova proposta da Samsung passa por manter a receita do A52 5G, acrescentando-lhe mais poder de processamento e um carregador de 25W na caixa, mantendo um preço que vai de encontro aos praticados pela empresa sul-coreana neste segmento do mercado. Vamos então conhecer o novo Samsung Galaxy A52s 5G.
Samsung Galaxy A52s 5G: aperfeiçoar um bom trabalho
Aquando o lançamento do Galaxy A52 5G, ficamos impressionados pela oferta deste smartphone, preenchendo quase todos os aspetos essenciais de um smartphone gama-média. Este é um smartphone que pouco compromete, ainda que seja superado em alguns aspetos por outras propostas.
No entanto, havia de facto pontos por onde melhorar, sendo que a Samsung teve em consideração também o feedback do público. Com isso, o Samsung Galaxy A52s 5G chega ao mercado com a missão de aperfeiçoar um trabalho já de si muito bom e não para o substituir na totalidade.
A melhoria mais óbvia passa pelo processador. Estamos aqui na presença de um Snapdragon 788G, processador gama-média da Qualcomm para 2021, fabricado no processo de 6nm da TSMC e que representa um salto considerável no desempenho face ao Snapdragon 750G (8nm Samsung).
As melhorias no desempenho devem-se em muito aos núcleos Kryo 670 de alta performance que superam os núcleos Cortex-A77 do Snapdragon 750G. Para além do CPU, também a GPU é bem superior, já que a Adreno 642L é bem superior à Adreno 619. O novo processador continua a garantir conectividade 5G, mas eleva a fasquia com um modem Snapdragon X53, capaz de atingir os 3.3Gbps.
A outra grande novidade vem na caixa do Samsung Galaxy A52s 5G. O carregador incluído tem uma potência de 25W, correspondente à potência máxima de carregamento do smartphone. Este é um upgrade face ao Galaxy A52 5G, já que este último, apesar de ter suporte para 25W, apenas trazia consigo um carregador de 15W (a grande maioria dos compradores não adquire outro carregador pela diferença de velocidades).
Curioso é que, para além destas duas mudanças, o Samsung Galaxy A52s 5G mantém a receita vencedora, as mesmas dimensões, design e especificações. Assim, mantém-se o excelente ecrã Super AMOLED de 6.5 polegadas, com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz, que dá cara a um smartphone com design minimalista e traseira em plástico (ainda que de boa qualidade), e que é alimentado por uma bateria de 4,500 mAh.
Ao contrário dos rumores que vinham sendo partilhados, não houve a inclusão de uma câmara telefoto. Assim, mantém-se aqui a câmara principal de 64MP, acompanhada por uma grande-angular de 13MP e duas câmaras de 5MP: um sensor de profundidade e uma câmara dedicada à macrofotografia.
Entre outros detalhes, o Samsung Galaxy A52s 5G chega com altifalantes stereo, entrada de áudio 3.5mm, entrada USB-C, Bluetooth 5.2, NFC e um leitor de impressões digitais embutido no ecrã.
Ficha técnica do Samsung Galaxy A52s 5G
- Ecrã:
- AMOLED
- 6,5″ polegadas
- Full HD+
- Taxa de atualização de 120Hz
- Suporte para conteúdo HDR10+
- Brilho máximo de 800 nits
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 778G
- Até 8GB de memória RAM
- Até 256GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 64MP (Estabilização ótica de imagem) + 12MP (grande angular) + 5MP (telemacro) + 5MP (sensor de profundidade)
- Frontal:
- 32MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,500mAh
- Carregamento rápido a 25W
- Hardware:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- Certificação IP67
- Altifalantes Stereo
- SO:
- Android 11, OneUI
Preço e disponibilidade
O Samsung Galaxy A52s 5G estará disponível no mercado a partir do dia 3 de setembro, mas as pré-vendas abrem ainda em agosto, no dia 24. O smartphone pode ser configurado nas cores Verde (Awesome Mint), Violeta (Awesome Violet), Branco (Awesome White) e Preto (Awesome Black).
Já quanto aos preços, ainda não foram divulgados oficialmente para Portugal, mas será quase certo que a versão de 6GB de RAM e 128GB de armazenamento esteja disponível com um preço entre os 450 e os 500 euros.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: