A criação de uma rede doméstica forte pode ser considerada difícil e em alguns casos, impossível. Contudo, otimizar a conexão à internet dos seus dispositivos e proteger os seus dados, não tem de ser uma dor de cabeça. Com a ajuda da TP-Link vai conseguir ter uma rede segura e tirar o máximo partido dos equipamentos.
Coloque o router no local certo
O local do router pode gerar alguma confusão nas nossas casas. Muitas vezes a tendência é colocar num local fora da vista para manter a aparência limpa da casa. Apesar disto, um dos segredos para uma conexão mais forte, é a colocação de forma correta do router. A TP-Link recomenda que coloque o router numa área aberta perto do meio da sua casa, o mais afastado possível das paredes. Isto faz com que minimize a interferência de sinal de aparelhos como micro-ondas e telefones sem fios e garanta que a ligação chega a toda a casa.
Mude o SSID da rede e a password do router
Embora seja necessário utilizar o nome e password padrão do Service Set Identifier (SSID) na primeira vez que ligar o seu computador à Internet, é aconselhável que altere assim que possa. Se continuar a utilizar o SSID e palavra-passe por defeito do seu router, os hackers podem facilmente adivinhá-los. O ideal é escolher um nome e password para a sua rede que não seja facilmente identificável e que não forneça informações pessoais. Os equipamentos Mesh da TP-Link, como por exemplo o Deco X90, permitem fazer estas alterações diretamente no smartphone, através de uma app.
Recorra à encriptação
No momento em que estiver a configurar o seu router vai ter várias opções de como encriptar a sua rede. Para total segurança tente usar o WPA3, o mais recente protocolo de segurança que tem capacidade de melhorar a cibersegurança pessoal, com encriptação mais segura através de passwords e proteção reforçada.
Banda Wi-Fi adequada
Hoje, a maior parte dos routers já consegue emitir banas duplas, de 2,4GHz como 5GHz. No caso de ter uma casa grande, com vários pisos e que seja necessário um maior alcance da rede, o melhor é optar pela banda de 2,4GHz porque apesar de ter menos força, consegue atingir maiores distâncias. Se for o caso de um espaço mais reduzido, a melhor opção será a banda de 5GHz. O Archer X20 e o Archer AX10 são dois bons exemplos de routers dual-band que permitem esta liberdade de escolha, entre muitas outras.
Proteja os eletrodomésticos inteligentes
Computadores, tablets, lâmpadas inteligentes e sistemas de segurança doméstica. À medida que a sua casa se torna mais tecnológica, o número de dispositivos conectados à rede aumenta. Embora as casas inteligentes possam oferecer conveniência e segurança extra, qualquer aparelho inteligente na sua rede doméstica é vulnerável a hacking. Ao adicionar dispositivos inteligentes à sua rede, tenha sempre o cuidado de examinar as condições de segurança, mudar nomes e passwords, configurar autenticação multi-fator e instalar atualizações de software com patches de segurança. Isto tudo também se aplica a as lâmpadas e as tomadas inteligentes da linha TAPO.
Outros artigos interessantes: