Após vários meses de especulação, o Samsung Galaxy Z Fold3 está a apenas cinco dias de ser revelado ao mundo e colocar um ponto final em todas as fugas de informação, dando a conhecer em detalhe todas as suas características.
Ainda assim, julgando pelos últimos meses, estes dias que antecedem a apresentação oficial, que decorrerá no evento Samsung Galaxy Unpacked, deverão ser frutíferas relativamente a mais detalhes e confirmações quanto ao Samsung Galaxy Z Fold3, que poderá ser o mais importante smartphone da Samsung em 2021.
É o caso do leak desta sexta-feira, onde ficamos a conhecer, ao pormenor, o novo dobrável da fabricante sul-coreana.
O Samsung Galaxy Z Fold3 será um verdadeiro ‘powerhouse’
Começando pelos ecrãs, o Samsung Galaxy Z Fold3 vai possuir duas telas Dynamic AMOLED 2X, ambas com taxa de atualização de 120Hz. A estrela da companhia será, como é claro, a tela dobrável interna, com uma diagonal de 7.6 polegadas e resolução 1,768 x 2,208px (com dendidade de pixéis 370ppi) e com suporte para S Pen.
Não podemos deixar de parte, no entanto, a tela exterior de 6.2 polegadas e resolução 832 x 2,260px, num caricato formato 24.4:9. Ambos os ecrãs serão protegidos por vidro Gorilla Glass Victus e mas terão uma importante diferença entre eles.
Apesar de ambas as telas se estenderem até às margens do dispositivo, a tela exterior vai manter um recorte para a câmara frontal de 10MP em estilo punch-hole. Já no caso do ecrã interior, não haverá qualquer tipo de recorte para a câmara frontal, já que este ecrã vai esconder a primeira câmara por trás do ecrã da Samsung, nomeadamente um sensor de 4MP, com abertura f/1.8 e pixéis 2.0 µm.
Continuando a abordar as câmaras do dispositivo, partimos agora para o módulo traseiro. O sistema principal de câmaras do Samsung Galaxy Z Fold3 será muito semelhante ao do seu antecessor, o Z Fold2, já que vai incluir o mesmo trio de sensores de 12MP. A câmara principal terá direito a estabilização ótica de imagem, assim como a câmara telefoto com abertura f/2.2 e zoom ótico 2x. Já a grande-angular terá um ângulo de captura de 123º graus.
O Samsung Galaxy Z Fold3 vai apresentar um desempenho ao nível dos melhores smartphones do ano e tal deve-se ao processador Snapdragon 888 da Qualcomm que o vai equipar. Há rumores sobre a possível inclusão de um novo processador Exynos com uma GPU da AMD, mas esta poderá não passar de uma mera possibilidade. A acompanhar o processador estarão 12GB de RAM e opções de 256 ou 512GB de armazenamento.
Já no que respeita à autonomia, vamos encontrar um decréscimo de 100 mAh face à bateria do Z Fold2, já que o novo dobrável será equipado por uma unidade com capacidade total de 4,400 mAh. A potência de carregamento por cabo mantém-se nos 25W, bem como o carregamento sem fios. Conectividade 5G, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.2 são praticamente certos, bem como uma entrada USB-C, altifalantes stereo e um leitor de impressões digitais debaixo do ecrã.
A redução à bateria estará relacionada, essencialmente, com o novo design elegante e fino que a Samsung conseguiu desenvolver. Quando aberto, o Samsung Galaxy Z Fold3 terá uma espessura de apenas 6.4mm (redução de 0.5mm) e quando fechado de 14,4 mm (redução de 2.4 mm face ao Z Fold2). Também no peso há uma redução, já que o novo dobrável pesará “apenas” 271 gramas.
O Samsung Galaxy Z Fold3 será também um smartphone resistente. Este modelo foi pensado para uma média de 200,000 ciclos de abertura e fechos, o que equivale a abrir e fechar o dispositivo 100 vezes por dia durante 5 anos. Este smartphone será ainda resistente á água (o primeiro no segmento), com certificação IPX8. Por fim, denota-se que não será incluída uma entrada para a S Pen.
O preço do Samsung Galaxy Z Fold3 continuará a ser estratosférico. Na Europa, este dobrável estará disponível por um preço a começar nos 1,900€ e pode ser configurado nas cores Verde, Preto e Prateado. A apresentação ocorre já no dia 11 de agosto e, segundo as fontes, as primeiras unidades deverão chegar às mãos dos utilizadores ainda este mês.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: