A Google, principal subsidiária da Alphabet Inc. , revelou que vai bloquear os seus serviços nos smartphones que ainda utilizem o SO Android Gingerbread.
A medida entrará em vigor, oficialmente, a partir de 27 de setembro de 2021. A partir dessa data os dispositivos com a versão 2.3.7 intitulada ” Gingerbread ” ficarão impedidos de se conectarem a uma conta do Google e aos respectivos serviços.
O Android Gingerbread é uma versão do sistema operacional / operativo Android criada pela Google e lançada em 06 de dezembro de 2010.
Vale a pena lembrar que esta versão do SO Android não recebe atualizações de segurança, desde 2016, o que significa que os telemóveis / celulares mais antigos estão vulneráveis a violações de segurança, vírus ou outros malwares.
A gigante de Mountain View recomenda aos seus utilizadores (usuários) para atualizarem os seus dispositivos para uma versão mais recente do Android, como a 3.0 ou posterior.
Caso não façam essa atualização, os utilizadores ficarão impedidos de usar os diversos aplicativos e serviços da Google, como o Maps, Gmail, YouTube e etc.
A partir de 27 de setembro, a loja de aplicativos da Play Store também não estará disponível para aqueles que ainda utilizem o Android Gingerbread, uma vez que para isso é necessária aceder a uma conta do Google, cujo acesso está bloqueado. Qualquer tentativa de login falhará e também não será possível alterar a senha ou redefinir o dispositivo.
Outros artigos interessantes: