A MediaTek fez sucesso com a sua linha Dimensity nos últimos dois anos, especialmente entre as fabricantes de smartphones. A empresa espera expandir estes bons resultados para os tablets e computadores e, para tal, apresentou esta terça-feira o novo MediaTek Kompanio 1300T.
O novo processador topo de gama foi pensado para equipar dispositivos maiores e mais potentes, mas é baseado no atual chip topo de gama da MediaTek, o Dimensity 1200, sendo estes processadores muito similares.
MediaTek Kompanio 1300T promete conquistar o mercado já a partir deste verão
A ficha técnica do MediaTek Kompanio 1300T permite-nos aprofundar as parecenças com o Dimensity 1200. O novo chipset funda-se na arquitetura ARM e no processo de 6nm da TSMC, empresa responsável pela sua produção em massa.
A estrutura do MediaTek Kompanio 1300T divide-se em quatro núcleos Cortex-A78 de alto desempenho e quatro núcleos eficientes Cortex-A55, com a tecnologia big.LITTLE.. De entre os primeiros quatro, temos três núcleos que correm a uma frequência máxima de 2.6 GHz, enquanto o quarto será o mais potente, com a capacidade de elevar a sua frequência aos 3.0 GHz. Por outro lado, os quatro núcleos eficientes correm a uns estáveis 2.0 GHz.
O grande salto no desempenho face ao Dimensity 1200 surge no processamento gráfico, graças à inclusão de uma GPU Mali-G77 MC9, gráfica de 9 núcleos bem superior à Mali-G57 do Dimensitty 1200.
Esta potência estende-se à conectividade, com o MediaTek Kompanio 1300T a possuir um modem 5G para redes sub-6 GHz, havendo também suporte para dual-SIM. O novo processador dará também acesso a Wi-Fi 6 e conectividade via Bluetooth 5.2.
A nível de ecrãs, temos aqui suporte para telas com resolução Quad HD, taxa de atualização de 120 Hz e HDR10+. Para os power users é dada a possibilidade de conexão a um ecrã secundário, já que o Kompanio 1300T tem suporte para utilização em duas telas Full HD (1080p) em simultâneo.
Apesar do segmento que visa não ser o mais focado no capítulo fotográfico, o MediaTek Kompanio 1300T não deixa de oferecer suporte para câmaras de até 108 MP, capacidade para gravar vídeo em 4K a 60 fps, possuindo também um APU dedicado que permite funcionalidades como o AI-PQ (AI Picture Quality) ou comandos de voz.
O MediaTek Kompanio 1300T deverá integrar alguns novos dispositivos a apresentar ainda este verão, havendo vários rumores que apontam o Honor V7 Pro como o primeiro tablet a fazer a estreia. Será também interessante perceber que fabricantes optarão pelo novo MediaTek para os seus novos computadores, especialmente com o ARM a conquistar este segmento.
Quanto à MediaTek, este é mais um passo para continuar o bom trabalho desenvolvido nos últimos anos. A Counterpoint Research revelou que a empresa representa já uma fatia de mercado de 37% e que não deverá ficar por aqui nos próximos anos, já que têm sido estabelecidas novas parcerias (melhor exemplo é a parceria com a Nvidia) e também uma abertura da empresa a todos os segmentos do mercado (a MediaTek fornece processadores para vários tipos de gadgets inteligentes.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Via: GSM Arena
Outros artigos interessantes: