No ano passado a Google decidiu estrear o seu novo formato – YouTube Shorts – na Índia, onde são integrados todos os vídeos gravados na vertical e com um tempo máximo de 1 minuto. Agora, foi finalmente anunciado oficialmente que este novo formato está a chegar a vários países na Europa, incluindo Portugal.
Para já, esta expansão incluí apenas uma versão beta que começará a ficar disponível para os criadores de conteúdos em Portugal durante os próximos dias. No entanto, a Google já confirmou que vai continuar a trabalhar no desenvolvimento de novas funcionalidades, para que este novo formato possa evoluir durante os próximos meses.
YouTube Shorts dá asas à criatividade dos criadores de conteúdos em Portugal
Ainda que já seja possível criar e partilhar vídeos de curta duração na plataforma de vídeo da Google, não oferecia até agora as condições ideais para captar e editar este tipo de vídeo.
Com o YouTube Shorts os criadores de conteúdos terão à disposição novas ferramentas, que foram desenvolvidas a pensar exclusivamente neste tipo de formato. Com o YouTube Shorts, será possível utilizar ferramentas como a câmara multi-segmento, gravar com música, controlar configurações de velocidade e muito mais.
Várias ferramentas disponíveis com a implementação do YouTube Shorts:
- Adicionar texto a pontos específicos do vídeo
- Excertos de áudio de outros Shorts para remisturar na tua própria criação
- Acrescenta automaticamente legendas ao teu Short
- Grava até 60 segundos com a câmara do Shorts
- Acrescenta clips da galeria do teu telefone para adicionar às tuas gravações feitas com a câmara da aplicação
- Adiciona filtros básicos para corrigir a cor dos vídeos, com mais efeitos a serem disponibilizados futuramente
YouTube Shorts vai trazer conteúdo mais leve e viral para os utilizadores
Este formato de conteúdo não traz apenas boas novidades para os criadores de conteúdo, sendo também uma excelente novidade para os utilizadores.
Com este tipo de vídeo, será possível consumir conteúdo de forma mais prática e sem ser necessário dedicar tanto tempo para ver conteúdos inteiros. Além disso, vai ser possível navegar entre os vídeos através de um simples deslize, bem à imagem de uma das plataformas rivais, TikTok.
Certamente que será interessante ver o que a Google tem planeado para o YouTube Shorts, sendo garantido que vão precisar de aprimorar a sua plataforma e implementar muitas novas ferramentas para conseguir ter hipótese de competir com o TikTok e Instagram.
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: