Pela primeira vez na sua história a Apple não forçará os seus utilizadores a atualizar o iPhone para a versão mais recente do seu sistema operativo mobile.
O iOS 15 é assim a primeira atualização de software facultativa, com a marca de Cupertino a garantir que quem ficar no iOS 14 continuará a receber atualizações de segurança e de firmware.
Até agora, qualquer tentativa para manter o iPhone atualizado em termos de segurança passava necessariamente pela adoção da versão mais recente do iOS, mas isso mudará já em setembro, quando for disponibilizada a versão oficial do iOS 15.
Atualização para o iOS 15 não será obrigatória, mas Apple mantém updates de segurança e firmware
De futuro, a Apple vai colocar no utilizador a palavra final sobre se deseja ou não utilizar a versão mais recente do seu software. A decisão chega em boa altura, especialmente para quem ainda usa dispositivos mais antigos e não quer arriscar perder desempenho devido ao iOS.
Assim sendo, vamos poder passar a optar entre atualizar para a versão mais recente e ter acesso a todas as funcionalidades (incluindo de segurança), ou abdicar das novas funcionalidades e manter acesso a atualizações importantes para a segurança do utilizador.
Esta nova direção anunciada pela Apple é particularmente interessante no contexto de um novo lançamento, permitindo que o utilizador de iPhone possa esperar que o iOS 15 esteja estável e afinado antes de se comprometer com a mudança.
Pode ainda traçar-se um paralelismo entre esta iniciativa e o que a Google e seus parceiros no Android têm feito desde sempre, entregando separadamente atualizações do sistema operativo e updates de segurança.
Para os que estão interessados em mudar para o iOS 15, o sistema operativo terá direito a uma beta pública a partir de julho, mas podes já instalar a beta para desenvolvedores.
via: Phone Arena
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: