De acordo com informações avançadas pela agência Reuters, a Apple está em negociações com duas companhias chinesas para o fornecimento de baterias para o Apple Car.
O meio revela que a companhia liderada por Tim Cook está já a falar com os responsáveis pela CATL e pela BYD, não sendo para já claro se foi atingida uma plataforma de entendimento.
O negócio deve avançar assim que a Apple consiga impor uma condição fundamental, que é a construção de fábricas destas fornecedoras de baterias em território norte-americano.
Apple Car pode roubar fornecedor de baterias à Tesla
A CATL, uma das maiores fabricantes de baterias do mundo e fornecedora de marcas como a Tesla, parece não estar de acordo com esta exigência já que não tem intenção de fazer inimigos com o governo chinês numa altura de grande tensão política entre Pequim e Washington.
A Apple terá como objetivo o recurso a baterias compostas por fosfato de lítio e ferro, uma vez que o facto de usarem ferro em vez de cobalto e níquel as tornam mais baratas de produzir.
Será interessante perceber se o Apple Car terá direito a um design de baterias proprietário da marca de Cupertino, uma vez que foi já sugerido que a tecnológica estará interessada em desenvolver as suas próprias baterias.
Uma solução pode passar por colocar uma destas empresa chinesas a fabricar as baterias da Apple, sem colocar de lado a hipótese de usarem designs já existentes.
O Apple Car tem estado envolvido em algum confusão nos últimos tempos, com alguns insiders a sugerirem que o projeto pode ser adiado ou até cancelado devido ao êxodo dos seus principais cérebros para outras companhias. Seja como for o Apple Car não deve ser conhecido antes de 2025, deixando bastante margem de manobra à companhia californiana para colocar a casa em ordem.
via: Apple Insider
Recebe toda a atualidade tecnológica no TecheNet diretamente no teu email, basta subscrever a nossa Newsletter e podes receber todas as novidades em primeira mão.
Outros artigos interessantes: