O Huawei MateBook 16 foi anunciado oficialmente pela Huawei e torna-se automaticamente num modelo de destaque na linha de computadores portáteis da tecnológica chinesa. A sua capacidade de oferecer uma excelente performance sem abdicar da portabilidade torna este num dos notebooks mais interessantes do mercado.
Para tal, o Huawei MateBook 16 faz-se valer dos novos processadores AMD Ryzen 5000, bastante aclamados atualmente no mercado pela boa relação entre desempenho e eficiência que apresentam. No entanto, não só de novos processadores de faz o novo membro da família MateBook.
Huawei MateBook 16 apresenta um design elegante, mas familiar
Para o seu novo computador portátil, a Huawei optou por retocar a imagem tornando-o ainda mais elegante, com a construção em alumínio a dar também uma boa sensação de qualidade. Este não será um design para os mais aventureiros, especialmente aqueles que não simpatizarem com o design do MacBook Pro 16, sendo que o Huawei MateBook 16 utiliza alguns elementos onde é notória a fonte de inspiração.
Ainda assim, como já mencionado, não será de criticar a boa qualidade de construção, elegância e, acima de tudo, portabilidade, já que o Huawei MateBook 16, apesar das suas dimensões e materiais de construção, se mantém bastante leve, com um peso abaixo dos 2 kg.
Como o próprio nome indica, o novo notebook possui um ecrã de 16 polegadas, cujo formato 3:2 será ideal para a leitura e navegação de documentos e também para a edição de imagem e vídeo. Este é um ecrã IPS LCD com resolução 2,520 x 1,680p e uma densidade de pixels por polegada de 189 ppi. O seu ponto fraco poderá ser o brilho, já que o brilho máximo anunciado pela Huawei é de 300 nits.
As estrelas da companhia do Huawei MateBook 16 são, ainda assim, os processadores AMD. A Huawei volta a apostar na grande rival da Intel e dá como opções de configuração o Ryzen 5 5600H (6 núcleos e 12 threads) e o Ryzen 7 5800H ((8 núcleos e 16 threads), que vão garantir um excelente desempenho em vários tipos de trabalho. Ambas as configurações são acompanhadas por 16 GB de RAM e 512GB de armazenamento.
No que toca a utilidades de computador portátil, o novo Huawei MateBook 16 utiliza um teclado sem num pad e que, para alguns, poderá ser algo minimalista (botões como o home e end requerem a utilização da tecla de funções). O teclado é, no entanto, iluminado, ainda que a sua iluminação sofra com o sistema de duplo-altifalante que ladeia o teclado. É ainda incluído um leitor de impressões digitais no canto superior direito do teclado.
O Huawei MateBook 16 possui um número razoável de entradas (bem mais generoso do que o seu rival MacBook Pro 16), com duas entradas USB-C, duas entradas USB-A 3.2 Gen 1, uma entrada HDMI e uma entrada de áudio jack 3.5mm. Repara-se aqui apenas a falta de uma entrada Ethernet (algo comum neste tipo de modelos), mas o terminal compensa com conectividade Wi-Fi 6.
A autonomia do Huawei MateBook 16 não será um problema, já que este vem equipado com uma grande bateria de 86WHr, sendo o computador capaz de reproduzir vídeo em resolução Full HD por mais de 12 horas (dados anunciados pela marca). O carregamento é feito através de um sistema de carregamento rápido Huawei Super Charge de 135W.
Preço e disponibilidade
O novo Huawei Mate 16 revela-se uma opção muito interessante no mercado dos computadores portáteis, graças ao seu desempenho, portabilidade e funcionalidades, mas ainda são desconhecidos quais os mercados internacionais aos quais vai chegar. Assim, é ainda incerta a chegada a Portugal, sendo que, se seguir os passos do seu antecessor MateBook D16, não será uma opção em território nacional.
Para já, o Huawei M ateBook 16 estará disponível na China, com um preço base de CNY 6,300 (cerca de 800€) para a versão equipada com o AMD Ryzen 5 5600H. Para aqueles que desejam o melhor desempenho possível, há ainda a versão com o Ryzen 7 5800H, por CNY 6,800 (865€).
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Via: GSM Arena