A Apple anunciou no início desta semana uma nova modalidade do seu serviço de música que permite o streaming de mais de 75 milhões de canções em alta qualidade.
Logo no dia do anúncio, a marca de Cupertino revelou também que os seus auriculares sem fios AirPods seriam incompatíveis com este formato de áudio lossless, deixando incrédulos os utilizadores destes wearables, que se viam assim impossibilitados de usufruir do som em alta qualidade mesmo com recurso ao próprio hardware da companhia.
Aquilo que talvez tenha passado despercebido é o facto desta limitação ter origem nas limitações do protocolo Bluetooth e não na falta de visão da tecnológica. Para dar a volta à situação, a tecnológica americana estará agora a trabalhar num novo formato áudio que permitirá aos donos de AirPods desfrutar do Apple Music HiFi via AirPlay.
Donos de AirPods vão afinal poder usufruir do Apple Music HiFi
Segundo avança o leaker Jon Prosser, os AirPods são neste momento incapazes de processar o streaming de áudio com recurso aos codecs lossless ALAC ou FLAC, fazendo uso do formato AAC (lossy) para transmitir música por Bluetooth.
Para contrariar esta limitação, os engenheiros da marca estarão a desenvolver um novo codec proprietário que permite a transmissão de som em alta qualidade através de AirPlay, sendo o Bluettoth usado apenas para emparelhar os AirPods com o dispositivo em questão.
Este novo formato áudio de alta qualidade deve assentar no Bluetooth 5.0 e o seu anúncio pode mesmo acontecer já no início de junho, altura pela qual tem início a WWDC 2021. Parece ser realmente a jogada certa da Apple, uma vez que seria impensável o lançamento de um serviço de música de alta qualidade que não funciona no próprio hardware da marca.
O Apple Music HiFi será disponibilizado de forma gratuita a todos os subscritores do serviço de música, oferecendo, para além do streaming em alta qualidade, compatibilidade com Dolby Atmos e Áudio Espacial.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Apple Insider
Outros artigos interessantes: