A Apple confirmou durante o final da tarde de ontem a chegada da possibilidade de reproduzir áudio em formato lossless ao seu serviço Apple Music, sendo a cereja no topo do bolo o facto de isso não representar qualquer custo adicional para o utilizador.
A partir de junho, e com a chegada do iOS 14.6, todos os subscritores do Apple Music terão acesso a versões de alta qualidade das mais de 75 milhões de músicas disponíveis no catálogo do serviço.
No entanto, a marca de Cupertino confirmou também que nenhum dos seus atuais headphones AirPods será capaz de tirar partido desta experiência áudio superior. Os AirPods da Apple ligam-se aos dispositivos da marca através de Bluetooth, tecnologia incapaz de lidar com a largura de banda necessária para a reprodução de música em alta qualidade.
AirPods e HomePods não serão capazes de usufruir do Apple Music HiFi
Apesar de estarem equipados com dois chips H1, os AirPods Max não conseguem reproduzir música com qualidade máxima de 24-bit 192 kHz, mesmo que o utilizador os esteja a utilizar através da ligação Lightning.
Se os caríssimos AirPods Max não têm potência suficiente para tirar partido da nova modalidade do Apple Music, muito menos os AirPods convencionais ou os seus “irmãos” Pro.
Parece algo estranho que a Apple avance para um formato lossless no serviço de streaming quando ainda não tem no mercado nenhuns headphones capazes de reproduzir som em alta qualidade, mas foi exatamente isso que aconteceu.
Mais ainda, as colunas HomePod e HomePod Mini também não dispõem de meios suficientes para recorrer a este formato, o que deixa os utilizadores profundamente apostados no ecossistema da Apple com formas reduzidas de aproveitar o Apple Music HiFi.
Aquilo que os AirPods podem retirar desta nova modalidade do Apple Music é mesmo a tecnologia Dolby Atmos/Spatial Audio, presente em todos os modelos.
O futuro dirá se a Apple lançará algum modelo de AirPod ainda durante este ano que consiga tirar partido desta excelente adição ao catálogo do Apple Music, mas apenas com uma nova versão dos AirPods convencionais no horizonte esse cenário parece para já improvável.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: MacRumors
Outros artigos interessantes: