O conceito de smartphones modulares não é nada de novo, visto que ao longo dos anos temos visto várias tentativas de fabricantes a apostar neste segmento. No entanto, até agora nenhuma conseguiu verdadeiro sucesso. De acordo com uma nova patente, parece que a Xiaomi será a próxima a apostar neste tipo de smartphone.
Durante a última década foram várias as fabricantes que tentaram, de uma forma ou de outra, implementar uma vertente modular nos seus smartphones. Até agora, pode-se dizer que a Motorola foi a que mais próxima ficou de conseguir tornar esta abordagem viável através dos Moto Mods.
Uma das mais recentes patentes registadas pela Xiaomi revela aquele que poderá ser o seu primeiro smartphone modular. No entanto, como em qualquer outra patente, nada garante que esta se venha a materializar num produto destinado aos consumidores.
Smartphone modular da Xiaomi apresenta 3 módulos
Muito possivelmente para simplificar o mais possível toda a sua construção e reduzir ao máximo possíveis complicações, o smartphone representado na patente chega com um total de 3 módulos.
O primeiro segmento parece integrar o módulo fotográfico e a motherboard do smartphone, o segmento intermédio é a sua bateria e o último com as colunas e entrada USB.
Esta foi a única descrição presente na patente, mas certamente que numa fase mais adiantada a fabricante iria desenvolver vários módulos com características distintas. Por exemplo, investir num módulo superior que inclua uma “super câmara”, para os amantes da fotografia.
Recentemente a Xiaomi registou mais duas patentes, onde uma delas apresentava um smartphone com ecrã deslizável e outra com uma câmara rotativa por baixo do ecrã. De momento, é impossível conseguir afirmar qual dos designs poderá ser utilizado em primeiro lugar para um novo smartphone.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: LetsGoDigital
Outros artigos interessantes: