A Binance anunciou, no passado dia 11 de maio, o lançamento para junho de um mercado digital de NFTs (tokens não-fungíveis),denominado Binance NFT.
Com o lançamento deste novo novo marketplace a Binance – maior corretor mundial de criptomoedas, pretende juntar artistas, criadores e cripto-entusiastas de todo o mundo.
De acordo com a empresa, a nova plataforma digital suportará exposições de artistas de relevo, assim como colaborações de NFTs, num marketplace que, em princípio, irá apresentar elevada liquidez e com taxas mínimas para utilizadores e criadores.
O maior corretor mundial de criptomoedas acredita que o seu novo mercado digital global poderá tornar-se no mais importante destino para NFTs e colecionáveis digitais de todos os tipos, desde artes visuais a videojogos, passando pela música ou o desporto.
O objetivo é o de “criar o metaverso mais cativante, com ofertas únicas e colaborações exclusivas, aliadas a uma plataforma digital intuitiva e de design perfeito para reunir artistas, criadores e cripto-entusiastas de todo o mundo”, anunciou a empresa em comunicado. Este novo mercado digital de NFTs partilhará o mesmo sistema de contas da Binance.com, permitindo aos utilizadores aceder ao novo mercado digital juntamente com as outras ofertas do ecossistema Binance.
“O nosso objetivo é fornecer a maior plataforma comercial de NFTs do mundo com a melhor experiência de ‘cunhagem’ [minting], compra e troca, alavancando as soluções mais rápidas e mais baratas alimentadas pela comunidade e infraestrutura blockchain da Binance”, disse a propósito Helen Hai, responsável pela Binance NFT.
A Binance antecipa uma série de exposições e leilões globais, com artistas de topo e conteúdo extremamente popular disponível em exclusivo no Binance NFT. Este novo mercado digital irá estrear-se com duas zonas principais: uma categoria “Premium Event”, para as colaborações mais procuradas, e um “Trading Market” que permite aos utilizadores criar facilmente NFTs por um custo mínimo.
Mercado digital de NFTs: Uma plataforma NFT para artistas e criadores
A Binance compreende o impacto que os criadores trazem para o ecossistema NFT em crescimento e planeia maximizar o valor para todos os tipos de artistas e criadores, razão pela qual esta nova plataforma oferece taxas de transação das mais baixas da indústria. Para coleções “Premium Event” curadas, os artistas recebem 90% dos lucros provenientes das vendas, o que define um novo padrão para as recompensas de NFTs.
Os utilizadores do novo mercado digital de NFTS poderão também depositar os seus NFTs no “Trading Market” e escolher listá-los para venda ou leilão por um custo mínimo. A Binance cobra uma taxa nominal de processamento de apenas 1% – e os criadores ou depositantes recebem um pagamento de 1% de royalty por cada transação subsequente.
“A Binance serve milhões de utilizadores em todo o mundo, muitos dos quais serão agora capazes de aceder ao espaço NFT em expansão. Na linha do nosso compromisso com a liberdade global do dinheiro e a construção de um ecossistema inclusivo, o mercado digital de NFTS da Binance irá também suportar criadores de pequeno valor ao oferecer aos utilizadores a mais elevada liquidez e as taxas mais baratas”, disse a propósito Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance.
O que é NFT?
Um NFT, ou “token não fungível” é um tipo de token criptográfico numa blockchain, que representa um ativo exclusivo. Podem ser ativos totalmente digitais ou versões tokenizadas de ativos do mundo real. Como os NFTs não são intercambiáveis entre si, podem funcionar como prova de autenticidade e de propriedade no âmbito digital.“Fungibilidade” significa que as unidades individuais de um ativo são intercambiáveis e essencialmente indistinguíveis uma da outra. Por exemplo, moedas fiduciárias são fungíveis, porque cada unidade é intercambiável com qualquer outra unidade individual equivalente. Uma nota de dez euros é intercambiável com qualquer outra nota de dez euros genuína. Essa é uma propriedade fundamental para um ativo que visa atuar como um meio de troca.
Para uma explicação mais aprofundada sobre NFTs, por favor consulte o seguinte artigo: NFTs e cripto-colecionáveis: o que são e como podem ser usados
Mais informações em: www.binance.com/pt-pt
Siga toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderá receber todas as novidades em primeira mão.
Afinal, quem é Satoshi Nakamoto?
Satoshi Nakamoto é o pseudónimo do responsável pelo desenvolvimento do Bitcoin e pela autoria do whitepaper original que lhe deu origem. Há muita especulação em torno da pergunta “quem é Satoshi Nakamoto?” e da sua verdadeira identidade. Existem até pessoas que alegam, falsamente, ser o próprio Satoshi Nakamoto.
O criador do Bitcoin está envolto em mistério desde há mais de uma década. No entanto, sabemos que Satoshi (quem quer que seja) ainda possui bitcoins, já que as suas chaves públicas foram rastreadas a partir do bloco génese, que Satoshi minerou.
Outros artigos interessantes: