Depois do rebentamento do escândalo de reviews falsas de produtos na loja online Amazon, a companhia decidiu banir da plataforma algumas marcas bastante populares por oferecerem produtos que se consideravam bons por preços apetecíveis.
Entre os principais destaques estão a Aukey e a Mpow, duas retalhistas de equipamentos eletrónicos cujos produtos estão agora listados como indisponíveis no armazém online.
Os responsáveis pela Amazon não revelaram ainda o porquê dos produtos destas marcas terem desaparecido da loja da noite para o dia, mas parece claro que surge em consequência da polémica com reviws falsas que abalou a plataforma durante esta semana.
Aukey e Mpow são duas das principais visadas pelo escândalo de reviews falsas na Amazon
Os responsáveis pela Aukey e Mpow têm recusado responder às solicitações dos vários meios de informação, que procuram esclarecer o porquê dos seus produtos terem misteriosamente desaparecido da Amazon.
A própria Amazon não confirma, mas também não nega, que a retirada dos produtos destas marcas esteja relacionada com práticas anti-consumidor, nomeadamente o pagamento de reviews positivas por parte de alguns retalhistas.
Mais ainda, os responsáveis pela companhia de Jeff Bezos garantem que tudo fazem para proporcionar a melhor experiência de compra possível aos seus clientes, multiplicando as formas de proteger os compradores dos que ameaçam as suas atividades online. A Amazon refere também que tem em prática várias medidas que permitem a retirada imediata de produtos da plataforma, caso detetem anomalias na autenticidade ou análises.
Amazon consegue combater as fraudes, mas há sempre quem consiga contornar as regras
Durante esta semana um website especializado na análise de software anti-vírus revelou que alguns vendedores na Amazon descobriram uma forma de solicitar e pagar por análises favoráveis aos seus produtos.
A revelação não fez referência às marcas que usaram este esquema, mas a internet tem colocado a nu algumas situações em que utilizadores foram convidados a escrever reviews de 5 estrelas a troco de dinheiro, algo que contraria as regras da plataforma. Um dos exemplos, que podes ver em cima, faz referência clara à Aukey.
Apesar da Amazon ser um local propício aos esquemas, a companhia tem conseguido colocar em prática formas eficientes de lidar com as situações. Recentemente foi revelado que a Amazon bloqueou mais de 10 mil milhões de listagens suspeitas da sua loja apenas durante o ano passado.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Tom’s Guide
Como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal
Com o crescimento exponencial das compras online ao longo dos últimos anos, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia de milhões de portugueses. No entanto, a maior loja online do mundo ainda não está disponível em Portugal. Por isso, é natural que muitas vezes se faça a pergunta de como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal.
Atualmente, a Amazon Espanha oferece já muitas regalias aos portugueses, tendo mesmo implementado a possibilidade de traduzir por completo todo o site para português de Portugal. Além disso, colocam à disposição a oferta de portes de envio para compras acima dos €29.
Outros artigos interessantes: