Após ter lançado uma funcionalidade que permite enviar mensagens de texto que desaparecem passado algum tempo, o WhatsApp prepara-se agora para implementar uma semelhante funcionalidades para fotos e vídeos.
Esta não é uma total novidade, visto que a equipa do WABetaInfo já tinha encontrado referências a esta funcionalidade numa das atualizações de setembro do ano passado. No entanto, novas informações encontradas recentemente indicam que poderá começar a ser disponibilizada muito em breve.
No entanto, é importante que os utilizadores tenham muita atenção à forma como tiram proveito destas fotos (e vídeos) que desaparecem, pois podem sugerir um falso nível de privacidade.
Para já, tudo indica que as fotografias serão eliminadas automaticamente após serem abertas pela primeira vez. No entanto, de acordo com as informações avançadas pelo WABetaInfo, nada indica que o WhatsApp tem preparada uma ferramenta que evite a captura de ecrã durante a apresentação do conteúdo.
Ou seja, apesar das fotografias se autodestruirem, nada te poderá garantir que a pessoa que recebeu a tua foto não a guardou através de uma captura de ecrã.
WhatsApp tinha tudo para tornar esta funcionalidade verdadeiramente privada
Na reta final de 2020, quando foi feita referência a esta funcionalidade pela primeira vez, falámos imediatamente na necessidade de implementar esta medida de segurança. Sem que exista um mecanismo de segurança que bloqueie o acesso a ferramentas de captura de ecrã, torna-se impossível assegurar a privacidade dos conteúdos enviados.
Ainda não existe uma data oficial para que comece a ser disponibilizada para os utilizadores, por isso é ainda possível que o WhatsApp venha a corrigir esta grande limitação.
Mas, ainda que isso venha a acontecer, é importante relembrar os utilizadores que nunca devem enviar nada que não queiram ver espalhado na internet através de qualquer plataforma. Mesmo que uma proteção deste tipo seja implementada, nada impede os utilizadores de utilizarem um segundo dispositivo para fotografar o seu ecrã. Ou seja, nunca há forma de teres 100% certeza que as tuas fotos serão verdadeiramente destruídas.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: WABetaInfo
5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021
Cada vez mais os serviços de VPN são mais procurados pelos utilizadores, especialmente desde que os seus dados privados e informações pessoais passaram a ser a “moeda mais valiosa” para muitas empresas.
Por isso, a questão já deixou de ser se, deves ou não ter acesso a um serviço de VPN, mas sim se, a deves ter sempre ligada. A resposta para esta pergunta é muito simples: sim!
Outros artigos interessantes: