A Nvidia emitiu uma declaração oficial acerca da escassez de placas gráficas na qual confirma que os jogadores terão enorme dificuldade em conseguir um GPU novo até meados do próximo ano.
Apesar das várias tentativas da marca para agilizar os processos de fabrico e a logística, a escassez de componentes para o fabrico das placas gráficas impossibilita que a situação seja resolvida ainda este ano.
Para dificultar ainda mais a vida dos jogadores, a febre das criptomoedas tem arrastado boa parte do pouco stock existente deixando as prateleiras vazias na hora de montar ou atualizar o computador. Quando as placas gráficas chegam efetivamente às lojas, os preços são elevadíssimos em relação ao proposto pela Nvidia, acabando por impossibilitar a compra.
Nvidia admite que a procura é muito superior à oferta
Este problema está a ser causado principalmente pela escassez dos materiais mais básicos, mas também por questões relacionadas com a pandemia da Covid-19 que têm afetado a logística. O cenário atual levou ainda muitos países a aumentar as taxas sobre a importação destes produtos, obrigando as fabricantes a subir consideravelmente os preços para fazerem face às despesas e conseguirem os lucros pretendidos.
A Nvidia não detém, infelizmente, nenhuma instalação onde possa fabricar as suas placas gráficas em larga escala, o que obriga ao recurso ao outsourcing. Com a indústria parada devido às restrições impostas pela pandemia, torna-se difícil produzir as unidades necessárias para colmatar a procura que também subiu com a impoisição de confinamentos e teletrabalho.
Para produzir os GPU, a Nvidia recorre à TSMC e Samsung mas mesmo estas gigantes estão com enorme dificuldade em ter acesso aos materiais básicos para o fabrico.
Nvidia tem tentado combater a escassez com relançamentos de placas gráficas antigas
Para tentar inverter este cenário desastroso a fabricante tem feito regressar ao mercado algumas das suas ofertas mais antigas, para pelo menos dar uma opção aos que precisam, por algum motivo, de um GPU novo.
Mais ainda, tem havido uma tentativa de controlar a febre das criptos através da introdução de mecanismos que limtem a capacidade de mineração das placas para manter algumas unidades nas prateleiras. A medida não tem tido grande sucesso, uma vez que as limitações têm sido contornadas pelos utilizadores.
Apesar do cenário negro, a Nvidia espera que a cadeia de fornecimento comece a melhorar ainda este ano, abrindo caminho para uma recuperação que só deve acontecer em 2022. Até lá resta-nos esperar e rezar para que o GPU que temos não avarie.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: PC Mag
15 produtos da Xiaomi baratos que nem imaginavas existir!
A Xiaomi popularizou-se ao longo dos anos com os seus smartphones, wearables e gadgets tecnológicos de variados segmentos. No entanto, hoje em dia já se pode dizer quase que “Xiaomi é um mundo”, pois são provavelmente a marca que em mais segmentos de mercado se encontra.
É verdade que a esmagadora maioria dos produtos não chegam com o branding da Xiaomi, mas todos eles fazem parte de um ecossistema enorme de empresas que estão sob a alçada da gigante chinesa.
Quando começamos a explorar todas as ofertas da marca nas várias lojas online, é impossível não encontrar produtos que nem sabíamos que existiam. Aliás, muitos deles nem sabíamos que precisávamos de os ter!
Outros artigos interessantes: