A Apple anunciou esta terça-feira o novo iMac. Sendo um dos destaques do evento Spring Loaded, o novo iMac foi, segundo a Apple, pensado para o processador Apple M1, que figura aqui em mais um dispositivo da marca da maçã, à semelhança dos também hoje apresentados novos iPad Pro 11″ e 12.9″.
Assim, tirando proveito da eficiência do seu processador ARM para computador (e agora, também para tablet), a Apple conseguiu trazer ao iMac um design fino e elegante, aproveitando todo um novo leque de cores para dar vida ao all-in-one mais famoso do mundo.
iMac com M1 permite um design mais fino sem comprometer performance
Após um primeiro impacto do M1 no mercado, a Apple aposta aqui no primeiro dispositivo a tirar diretamente proveito das capacidades do processador para oferecer um novo tipo de design. O novo iMac possui um ecrã de 24 polegadas 4.5K com apenas 11,5 milimetros de espessura.
Ainda assim, a Apple garante que o novo design não compromete a nível de aquecimento, já que a eficiência do M1 permite a esta redução considerável do espaço para as componentes, com o antigo sistema de arrefecimento a ser substituído por apenas duas “pequenas ventoinhas”. Estas serão suficientes para dissipar o calor gerado pelo processador, apesar de o mesmo provar que consegue operar com boa performance mesmo sem arrefecimento, como acontece no caso do MacBook Air.
Esta alteração drástica ao design do iMac resulta numa redução de 50% do volume do all-in-one, segundo a Apple. As mudanças estendem-se também às bordas do ecrã que são agora bem mais finas nas laterais e parte superior, mantendo, ainda assim, o “queixo” característico dos iMac.
Uma novidade que vai agradar aos fãs é a atualização da webcam, que utiliza agora um sensor bem maior 1080p. A conectividade do novo iMac lista duas entradas Thunderbolt, havendo espaço para mais duas entradas USB-C nas versões mais caras. O all-in-one tem acesso a Wi-Fi 6 e a cabo Ethernet 1Gbps.
Para acompanhar o iMac em cores a condizer, a Apple disponibilizou um novo teclado e rato, destacando-se nestes, para além das cores extravagantes, o Touch ID do teclado para rápido e seguro acesso ao computador.
Preço e disponibilidade
O novo iMac chegará ao mercado a partir da segunda quinzena de maio, com a pré-venda a começar no dia 30 de abril, e será repartido em dois modelos. O primeiro, que terá um preço base de 1,499 euros, utilizará o Apple M1 na sua versão de com GPU de 7 núcleos, com apenas quatro opções de cor, sendo incluído o Magic Keyboard e Magic Mouse com cor a condizer. Esta versão base chega com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento, podendo ser melhorado para 1TB de memória interna.
Já a versão mais potente utilizará o M1 na sua versão do MacBook Pro (com GPU de 8 núcleos), com um preço inicial de 1,719 euros para a versão de 8GB de RAM e 256GB de armazenamento, podendo ser melhorado para 16GB de RAM e até 2TB de memória interna.
iPad Pro: Apple leva processador M1 e ecrã mini-LED para os seus tablets premium
A Apple apresentou os novos iPad Pro para este ano, trazendo para cima da mesa várias novidades e inovações em relação ao modelo anterior. Entre os maiores destaques estão a esperada inclusão de ecrã mini-LED e uma das grandes surpresas do evento: o novo iPad Pro faz descansar no seu interior um potente processador M1.
Convém referir que apenas o modelo de 12.9 polegadas oferece tecnologia mini-LED no seu display, com a versão de 11 polegadas a ficar equipada com o já conhecido ecrã Liquid Retina.
Outros artigos interessantes: