A Canon deslumbrou esta semana os convidados ibéricos para a apresentação de novas “armas”: a nova câmara mirroless EOS R3 foi a rainha da festa, mas há novas objectivas.
Dia bom para os fãs da casa nipónica que podem começar a poupar uns trocos para o que aí vem e, atenção, mais vale deixar o carro novo para 2022: a nova Canon EOS R3 lembra, e muito, a topo de gama EOS 1DX com um corpo muito semelhante e inclusive punho duplo.
A Canon EOS R3 é uma mirrorless (sem espelho) profissional ultra-rápida e responsiva
Apresentando qualidades que se encontram nos corpos das câmaras DSLR e mirrorless da Canon, a EOS R3 é uma câmara verdadeiramente híbrida e de próxima geração para os fotógrafos de desporto, documentaristas e de notícias do presente e do futuro. No papel, é a câmara ideal para fotógrafos de acção que procuram imagens de qualidade, tanto estáticas como em movimento, de motivos que se movem a velocidades intensas.
A EOS R3 apresenta um novo sensor CMOS BSI sobreposto desenvolvido pela Canon, um processador de imagem DIGIC X, capacidade de captação de 30fps com seguimento de AF/AE, detecção de olhos, cabeça e corpo e uma nova e pioneira função de Controlo de Olhos.
Com as novas objectivas como a RF 400 F2.8L USM e a RF 600mm F4L IS USM, lançadas hoje, os profissionais podem alcançar excelência e desempenho ópticos sem igual.
Eis cinco coisas que precisam de saber sobre a nova EOS R3:
Alta qualidade a alta velocidade
A EOS R3 é a primeira câmara da série EOS a apresentar um sensor CMOS sobreposto retro-iluminado de 35mm completamente novo, desenvolvido pela Canon. Uma vez combinado com o poder do seu processador de imagem DIGIC X, os profissionais que utilizam a EOS R3 vão alcançar fotografia e vídeo de elevada velocidade e nível superior.
Utilizando a câmara, podem tirar partido dos 30fps com seguimento de AF/AE com mínima distorção de imagem quando utilizam o obturador eletrónico – perfeito para fotógrafos profissionais de desporto cujo desafio é captar ação numa fração de segundo.
Impressionante seguimento da ação em grande velocidade
Os profissionais podem quebrar as barreiras criativas com seguimento preciso e foco na ação em movimento.
O AF Dual Pixel CMOS de próxima geração da EOS R3 é capaz de acompanhar os olhos, cabeças e corpos dos motivos que se movimentam a grande velocidade – o que é excelente para captar até os detalhes mais ínfimos numa fração de segundo. Para além disso, a Canon revela que adicionará um novo segmento (ainda por revelar) ao rastreamento de AF da câmara.
Controlo de AF – com o seu olho!
A EOS R3 apresenta a nova e melhorada tecnologia que foi implementada primeiro na EOS 5.
É a primeira câmara digital EOS que oferece a pioneira Função de Controlo de Olhos a uma nova geração de fotógrafos, o que permite aos utilizadores simplesmente selecionar e mover o ponto de AF utilizando o seu olho, através do visor. Esta instintiva função oferece aos profissionais um controlo rápido e natural sobre a AF.
Reduzindo o tempo de focagem, algo que habitualmente se consegue com um controlador/botão multifunções, esta característica é, de novo, perfeita para fotógrafos que queiram captar o motivo mais importante do seu enquadramento a mover-se com velocidade – seja durante uma conferência de imprensa ou a fotografar um desporto de equipa.
Construção profissional
Inspirado pela série EOS-1D, o corpo da EOS R3 permite controlo ultra intuitivo nas situações profissionais mais desafiantes. Os profissionais podem esperar a mesma durabilidade e resistência a água e poeira que se encontra nos lendários corpos das câmaras Canon EOS-1.
A câmara também possui o grip integrado que os utilizadores da série EOS-1D adoram e em que confiam. Com a EOS R3, os profissionais podem captar continuamente imagens com confiança – independentemente das condições –, estejam ao lado de um campo de jogos ou piscina, no interior ou exterior, na neve ou ao sol.
Ligação rápida – apresentando a nova aplicação Mobile File Transfer da Canon
A EOS R3 será totalmente compatível com a aplicação para smartphone Mobile File Transfer da Canon. Isto oferece uma nova forma de transferir imagens e acelerar o fluxo de trabalho, independentemente da localização, utilizando serviços de rede móvel e sem necessidade de um equipamento LAN com fios.
A Canon vai lançar a versão 1.2 do Mobile File Transfer para iOS através da App Store da Apple em junho, compatível com a EOS-1D X Mark III, a EOS R5 e a EOS R6. A versão para Android estará disponível posteriormente.
Três novas super objectivas prime, duas tele e uma macro, vão quebrar o mealheiro de muita gente
Hoje, a Canon anuncia também a RF 100mm F2.8L MACRO IS USM – uma impressionante objectiva macro e de retrato que é a primeira objectiva AF macro do mundo com ampliação próxima de 1.4x.
Mas a marca não se ficou por aqui e continuou as “hostilidades” com as novas RF 400mm F2.8L IS USM e RF 600mm F4L IS USM, duas teleobjectivas prime concebidas para dar resposta aos desafios dos profissionais de desporto e vida selvagem, com impressionantes distâncias focais e funcionalidades, especialmente quando combinadas… com a EOS R3, naturalmente.
Canon RF 400mm F2.8L IS USM e RF 600mm F4L IS USM
A RF 400mm F2.8L IS USM e a RF 600mm F4L IS USM baseiam-se, respectivamente, nas pioneiras EF 400mm f/2.8L IS III USM e EF 600mm f/4L III USM – duas super teleobjetivas muito populares para fotógrafos profissionais de desporto e vida selvagem.
Enquanto a óptica e a mecânica destas objectivas são essencialmente as mesmas das versões EF, as suas capacidades são de nível superior, uma vez que tiram partido total do revolucionário Sistema EOS R e do Baioneta RF.
Os profissionais que utilizem as objetivas vão poder aproveitar distâncias focais impressionantes – sobretudo se utilizarem os extensores RF 1.4x e 2x –, desempenho óptico ultra-elevado, focagem rápida, peso reduzido e equilíbrio melhorado, quando acompanhadas de uma câmara do Sistema EOS R.
Concebidas para inspirar confiança, ambas as objetivas são leves e podem suportar os rigores da utilização profissional. Quer os fotógrafos estejam numa linha lateral debaixo de chuva, ou num poeirento safari, as objetivas superam o teste com a sua lendária qualidade de construção da série L e o acabamento branco que reflete o calor.
RF 100mm F2.8L MACRO IS USM – perfeita para macro e retrato
A RF 100mm F2.8L MACRO IS USM é uma objetiva verdadeiramente versátil e essencial no kit de profissionais, semiprofissionais e entusiastas de fotografia macro, de natureza morta e retrato.
O seu rácio de magnificação 1.4:1, acima da média – possibilitado pelo sistema de lentes flutuantes e na curta distância entre a lente traseira da objetiva e o plano focal – permite aos fotógrafos captar excecionais detalhes ao perto. A lisonjeira distância focal de 100mm a uma abertura de f/2.8 é perfeita para quem pretende captar retratos marcantes.
Para além da sua incrível magnificação, uma característica que se destaca, e uma melhoria em relação à sua versão EF – a EF 100mm f/2.8L Macro IS USM – é um novo anel de Controlo de Aberração Esférica variável e ajustável.
Os fotógrafos podem variar o aspeto do bokeh de fundo ou de primeiro plano, conseguindo ao mesmo tempo criar um efeito de suave focagem no motivo. A sua abertura máxima de f/2.8 com 9 lâminas oferece pouca profundidade de campo e um atraente bokeh.
Apresentando a qualidade de imagem de nível profissional que vemos na gama de objetivas RF da Canon, o avançado design da RF 100mm F2.8L MACRO IS USM garante imagens nítidas e de elevado contraste de margem a margem.
A RF 100mm F2.8L MACRO IS USM também apresenta Estabilização de Imagem Ótica de 5 passos e IS Combinada de 8 passos (utilizando os padrões CIPA) quando utilizada com a EOS R5 e a EOS R6, reduzindo significativamente a vibração da câmara quando esta é utilizada na mão.
A AF Dual Nano USM oferece focagem automática suave, precisa e de alta velocidade que é virtualmente silenciosa, e a alteração nas distâncias focais (focus breathing) é também suprimida – tornando-a ideal para gravar vídeos e na pós-produção, em modo Focus Stacking.
Principais Características:
RF 400mm F2.8L IS USM & RF 600mm F4L IS USM
- Ampla abertura máxima de f/4 e f/2.8, respetivamente, para a distância focal da objetiva, oferecendo excelentes desempenho e qualidade de imagem em condições de baixa iluminação
- Estabilizador de Imagem até 5.5 passos (com base nos padrões CIPA)
- Leves e fáceis de utilizar na mão por longos períodos
- Abertura circular de 9 lâminas, capaz de mover-se em passos de 1/8 para transições de mudança de abertura mais suaves durante a gravação de vídeo
- Anel USM motorizado, CPU de elevada velocidade e algoritmos de AF otimizados para oferecer uma focagem automática silenciosa e rápida
RF 100mm F2.8L MACRO IS USM
- A primeira objetiva macro AF do mundo com uma incrível capacidade de magnificação de 1.4x (1.4:1)[iii]
- Um anel de Controlo de Aberração Esférica variável pode ser utilizado para ajustar a suavidade do motivo e o aspeto do bokeh
- Abertura máxima de f/2.8 oferece pouca profundidade de campo
- Abertura circular de 9 lâminas cria belos destaques desfocados (bokeh)
- IS ótica de até 5 passos (padrão CIPA, utilizando uma EOS R) e IS Combinada de até 8 passos utilizando a EOS R5/EOS R6, com o seu estabilizador de imagem incorporado
- Motores USM Dual nano para uma AF suave e rápida
Canon prepara-se para fazer frente à DJI com nova “câmara gimbal”
A DJI tem conseguido ganhar cada vez mais respeito no mundo das câmaras fotográficas, muito graças ao grande sucesso da DJI Osmo Pocket. Agora, parece que a Canon está decidida a terminar com essa subida ao centro do palco.
De acordo com uma nova patente, a Canon está a preparar o lançamento de uma “câmara gimbal” com design muito semelhante à Osmo Pocket, que chegará mesmo com suporte para lentes removíveis.
Outros artigos interessantes: