A Sony tem feito cabeçalhos nos últimos dias, muito como consequência de um trabalho da Bloomberg que pinta um cenário mais ou menos negro dos meandros da companhia no que à sua divisão PlayStation diz respeito. O relato aponta para o cancelamento de vários projetos e muito mal-estar entre estúdios internos, fruto da aparente falta de interesse da companhia em apostar de forma séria em conteúdos exclusivos para a PlayStation 5.
Uma oferta de trabalho recente da Sony pode revelar mais um dado interessante sobre a fabricante, que parece agora mais virada para o mercado do mobile gaming. A marca está à procura de um “Head of Mobile” para os PlayStation Studios, com o objetivo de ajudar a desenvolver um “calendário de produtos mobile para os próximos 3 a 5 anos.”
Sony vai apostar forte no mercado mobile e levar exclusivos para o Android e iOS
Entre as funções deste desejado líder de uma divisão mobile, o escolhido terá de promover a visão e estratégia para o desenvolvimento de títulos mobile dentro dos PlayStation Studios. O derradeiro objetivo será sempre o sucesso e a rentabilidade, por isso será de prevêr que alguns dos mais sonantes exclusivos da marca transitem para o mercado mobile.
O plano de 3 a 5 anos implica que a Sony estará até já a trabalhar em alguns projetos, mas com certeza dará início ao desenvolvimento de muitos jogos para Android e iOS ainda durante este ano.
Como é já comum nestes cenários, a marca deve aproveitar o renome de algumas das suas franquias exclusivas e trazer-nos aventuras das suas adoradas personagens em histórias paralelas que se desenrolam no mesmo universo.
Para já pouco mais se sabe sobre este alegado novo foco no mobile gaming, mas é provável que os responsáveis da companhia desvendem mais sobre a sua estratégia ao longo deste ano.
PlayStation 5 continua a não dispor de grandes títulos exclusivos
Estranha começa a ser a posição da Sony em relação à sua consola de nova geração. A PS5 continua difícil de comprar, e talvez por isso não se tem vindo a assistir a um investimento dos estúdios PlayStation em jogos exclusivos para a nova consola que abracem as grandes franquias já existentes.
A Sony parece estar numa fase em que é avessa ao risco e ao nascimento de novas propriedades intelectuais. Recentemente falou-se sobre a possibilidade de mais uma versão do primeiro The Last of Us, que depois do lançamento original para a PS3 e Remaster para a PS4 pode estar em vias de receber um Remake para a PS5.
Os fãs começam a questionar a estratégia da marca para a nova geração, olhando com desconfiança para a falta de aposta em novas ideias e para a canalização de recursos para o desenvolvimento de Remakes e Remasters.
A aposta no mobile que agora parece ganhar nova força não invalida que os jogadores de PS5 possam vir a receber grandes jogos exclusivos com o passar dos anos. Aquilo que deixa alguns jogadores receosos é a falta de investimento em novos jogos, crescendo a tendência para querer faturar graças a ideias que já foram exploradas.
via: Apple Insider
Qual o melhor gamepad Android em 2021? Conhece o TOP 7
O mundo gaming para smartphones continua a apresentar um crescimento incrível, especialmente durante o último ano com o lançamento de plataformas cloud gaming como o Google Stadia, GeForce Now e também o Xbox Game Pass (para Android).
No entanto, com a evolução dos jogos que temos disponíveis para smartphone, começou também a tornar-se impossível tirar o máximo proveito da experiência gaming utilizando apenas os controlos integrados no ecrã do smartphones.
Outros artigos interessantes: