Seguindo os recentes acontecimentos que envolveram o Facebook e o LinkedIn, agora foi a vez do Clubhouse ver informações de 1.3 milhões de utilizadores publicadas num fórum de hackers.
No entanto, a rede social afirma que as alegações sobre uma falha de segurança são falsas e que toda a informação publicada pelos hackers é pública e pode ser adquirida através da sua aplicação ou API.
Através da análise da base de dados publicada, é possível confirmar as afirmações da empresa, visto que não foi publicada informação sensível/privada sobre os utilizadores:
- ID de utilizador
- Nome
- URL da fotografia de perfil
- Nome de utilizador
- Nome no Twitter
- Nome no Instagram
- Número de seguidores
- Número de pessoas seguidas pelo utilizador
Assim, ao contrário do que aconteceu com o Facebook parece que o Clubhouse foi vítima do mesmo tipo de ataque do LinkedIn, onde os hackers utilizaram bots para recolher o máximo de informação possível do perfil dos seus utilizadores e compilar tudo numa base de dados.
Ainda que as informações publicadas sejam públicas, uma base de dados desta natureza tem um valor considerável para hackers, podendo ser utilizada para planear novos ataques.
Clubhouse teme ataques mais sérios vindos da China
Este tipo de “ataque” está longe de ser a única preocupação do Clubhouse. No início do ano, foram obrigados a investir em consideráveis melhorias na sua segurança. Estas melhorias foram implementadas devido ao receio de que hackers chineses conseguissem espiar os seus utilizadores.
Certamente que com o grande crescimento da plataforma, esta não será a última vez que o Clubhouse ficará na mira de grupos de hackers. Tal como revelou o LinkedIn, também o Clubhouse irá precisar de rever a forma como funciona a sua API para que tentem impedir ações semelhantes no futuro.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: BGR
3 melhores VPN em 2021 para garantir a segurança online
Hoje em dia, é cada vez mais importante ter uma VPN de qualidade que possamos utilizar sempre que acedemos à internet, seja no PC, Mac, smartphone, tablet ou até na Smart TV.
Os dados privados dos utilizadores representam cada vez mais valor para empresas e hackers, sendo o principal alvo das campanhas de ataques em larga escala.
Outros artigos interessantes: