Elon Musk continua a tentar revolucionar o mundo com as suas várias empresas, sendo a Neuralink uma delas. Esta empresa tem como principal objetivo conseguir realizar as mais variadas ações utilizando apenas a mente humana, recorrendo a pequenos implantes colocados diretamente no cérebro do sujeito.
A mais recente demonstração apresentou-nos o chimpanzé Page, que havia sido treinado para operar um jogo em que era necessário movimentar um ponto para determinadas áreas do ecrã, recebendo assim o seu prémio em comida.
Ao utilizar essas ações como base padrão, o Neuralink recorreu a machine learning para antecipar as ações do chimpanzé, até que as suas previsões fossem o mais fiáveis possível. Nessa altura, o joystick foi desligado e com a ajuda do Neuralink, Page conseguiu prosseguir com o seu jogo, controlando o ponto com a sua mente.
Numa fase final do vídeo, vemos o chimpanzé a jogar o lendário Pong utilizando apenas a sua mente. Por esta altura, o primata já estava tão bem adaptado a esta nova forma de controlar o jogo que já não precisava de realizar movimentos com a sua mão para “saber o que fazer”.
Neuralink de Elon Musk quer criar soluções para recuperar danos cerebrais e muito mais
Uma vez alcançado um estado de desenvolvimento em que possa ser aplicado em pacientes, o Neuralink poderá conseguir resolver várias situações que até agora seriam impensáveis como, por exemplo, ajudar paraplégicos a andar novamente.
De acordo com Elon Musk, a tecnologia irá permitir estabelecer uma comunicação ativa entre o cérebro e qualquer outra parte do corpo, independentemente de existirem lesões. Assim, em teoria, será possível corrigir estas limitações atuais no corpo humano.
Estes implantes Neuralink poderão também ser utilizados para resolver casos agravados da doença de Parkinson, entre outras situações.
O CEO da Neuralink revelou que espera ser possível iniciar os testes em pessoas ainda este ano, mas nada foi ainda confirmado.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: TechCrunch
Netflix: 9 alternativas para te ajudar a “vencer” o confinamento
A Netflix é de longe a plataforma mais popular em Portugal para consumo de filmes e séries, sendo utilizada por milhões de utilizadores em todo o mundo.
No entanto, isso não significa que não existem outras alternativas que deves explorar. Mais interessante ainda, acesso a filmes e séries não é sinónimo de gastar dinheiro.
Outros artigos interessantes: