Hoje em dia os utilizadores têm à sua disposição uma grande variedade de browsers de internet, mas acabam por ficar “presos” aos mais utilizados, que são o Google Chrome e Microsoft Edge. O grande líder de mercado continua a ser o Chrome, mas o Edge tem ganho grande popularidade após várias atualizações impressionantes.
Vê também: 5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021
Além destes dois browsers, temos ainda de mencionar outros nomes bem conhecidos como o Firefox, Opera e também o Safari (mais para utilizadores de produtos da Apple).
No entanto, apesar destes serem os browsers de internet mais utilizados, estão longe de ser os que garantem aos seus utilizadores uma maior segurança. Os líderes de mercado continuam a fazer os possíveis para melhorar o seu nível de segurança, mas ao serem obrigados a manter-se extremamente equilibrados, torna-se difícil conseguir apresentar o melhor resultado possível.
Por isso, têm surgido outras alternativas muito interessantes onde o principal foco e prioridade é a segurança e privacidade dos utilizadores. Ainda que possam apresentar algumas lacunas no que respeita a personalização e outras funcionalidades pouco importantes, estes browsers de internet continuam a ter todas as ferramentas base e um foco especial na segurança.
3 browsers de internet bem mais seguros que o Chrome e Edge
1. DuckDuckGo
Quando se fala em questões de privacidade, o DuckDuckGo é um nome que marca sempre presença, tendo ganho uma grande popularidade ao longo dos últimos anos. Ainda que não seja propriamente um browser, apresenta-se como extensão para o Google Chrome.
Esta é a melhor ferramenta para tornar o browsers de internet da Google o mais seguro e privado possível, quase que sequestrando todas as suas definições. Ao ser ativado, o DuckDuckGo vai livrar o Google Chrome de todos os responsáveis por rastrear e guardar informações sobre as tuas sessões, garantindo assim a tua privacidade.
Além disso, também vai ajudar a que recebas resultados de pesquisa totalmente “virgens”, não sendo influenciados por empresas, publicidades e possíveis históricos de navegação. Os resultados apresentados são referentes unica e exclusivamente à pesquisa feita.
É possível utilizar o motor de busca do DuckDuckGo através do seu site oficial, onde poderás também instalar a extensão para o Google Chrome.
2. Brave
O Brave é um dos browsers de internet “do futuro”, tendo como objetivo principal conseguir oferecer uma navegação mais descentralizada, um pouco ao estilo das criptomoedas. Aliás, quando foi criado utilizaram mesmo as criptomoedas para fazer publicidade às suas capacidades.
Atualmente, estão implementadas as “Recompensas Brave” que atribuem tokens aos seus utilizadores pela visualização de anuncios que respeitam a sua privacidade.
Outro ponto de destaque do Brave é o suporte para endereços começados por “ipfs://” (InterPlanetary File System), que na sua essência eliminam a necessidade dos sites estarem ligados a um servidor original central.
Face à concorrência, este browser consegue oferecer uma velocidade de acesso a websites mais rápida, visto que os dados são atribuídos e alocados mais perto dos utilizadores.
Visita a página oficial do Brave para fazeres o download para Windows, Android ou iOS.
3. Firefox Focus
O Firefox Focus é o resultado prático da grande preocupação da empresa com a privacidade dos seus utilizadores, sendo uma das melhores alternativas ao Chrome e Edge para smartphones.
Em vez de “renovarem” o seu principal browser, a Mozilla decidiu criar uma nova aplicação de raíz, tendo como principal foco a garantia da privacidade dos seus utilizadores.
À semelhança do que aconteceu com o DuckDuckGo, também o Firefox Focus chega com um prático “botão de lixeira”, que permite eliminar todo o histórico de navegação na internet. Além disso, caso feches a aplicação sem limpar o histórico, vais receber de imediato uma notificação a relembrar-te para que o faças.
No que respeita a pesquisas, nos smartphones Android o Firefox Focus recorre ao motor de pesquisa da Google, enquanto nos iPhone o utilizado é o Safari. Como seria de esperar num browser desta natureza, garante a proteção dos utilizadores a todos os possíveis rastreamentos, garantindo uma navegação privada e sem publicidades.
Descarrega o Firefox Focus totalmente grátis para o teu iPhone ou smartphone Android.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Smartphone Android atacado por hackers? 5 formas de o recuperares!
O número de smartphones a nível mundial cresce exponencialmente a cada ano que passa, e a tendência é para continuar a aumentar. No ano passado, um estudo publicado pela BBC referiu que mais de mil milhões de smartphones Android estão em risco de ser hackeados. Por isso, deves fazer tudo o que puderes para que não tenhas o teu smartphone Android atacado por hackers.
O principal problema deve-se com a presença de versões mais antigas do Android, que deixaram de receber atualizações de segurança. Mas, isso não quer dizer que os dispositivos mais recentes não possam também ser alvo de ataques.
Outros artigos interessantes:
» Como aceder à Netflix US em Portugal com uma VPN. Vê mais filmes e séries!
» Como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal
» TV online grátis em Portugal? Tens aqui a lista completa de canais