Num mercado tão competitivo como o dos ratos de alto desempenho, o Razer DeathAdder V2 Pro apresenta-se como um verdadeiro clássico do seu segmento, juntando ao seu desenho familiar, o desempenho e as funcionalidades aos quais os produtos Razer nos habituaram.
Vê também: Análise ao portátil HP ENVY 15 (versão 2020)
O rato topo de gama da Razer aproveita um desenho bem familiar e com mais de uma década no mercado, juntando-lhe a precisão, leveza e conforto que os jogadores tanto apreciam. Tivemos o prazer de testar uma unidade durante as últimas semanas, pelo que passamos, de seguida, à análise ao Razer DeathAdder V2 Pro.
Razer DeathAdder V2 Pro: design clássico, qualidade de sempre
O Razer DeathAdder V2 Pro herda um design que já é bem conhecido do mercado gaming, mas nem por isso a Razer deixou de o aperfeiçoar. Esta versão sem fios deixa de parte algumas extravagâncias de outros modelos de ratos gaming, focando-se no essencial.
Assim, o design do Razer DeathAdder V2 Pro não se distancia do que encontramos na versão com ligação por cabo, possuindo a iluminação RGB no logótipo da Razer que se destaca num corpo em preto, abdicando apenas da iluminação da roda de scroll.
Uma das características onde se denota a qualidade deste rato é na montagem e materiais. O DeathAdder V2 Pro é muito bem construído, com a solidez que se espera de um produto Razer, mas sendo ainda assim bastante leve, sem ter de recorrer a padrões de perfurações no corpo do rato, característica que tem sido explorada por algumas fabricantes de modelos concorrentes. O apoio da mão será ideal para todos os utilizadores com um tamanho de mão média/média grande, e o grip lateral em borracha dá um toque extra de qualidade.
O seu aspeto mais discreto torna este dispositivo uma excelente opção para outros tipos de utilizador. Esta é de facto uma vantagem, especialmente por se tratar de um rato que pode ser utilizado sem fios e que poderá acompanhar um computador portátil de modo a ser utilizado de forma mais conveniente fora de casa (quem sabe, até mesmo em contexto de trabalho).
Conectividade do Razer DeathAdder V2 Pro não compromete uma autonomia duradoura
Por falar em utilização sem fios, o Razer DeathAdder V2 Pro surpreende pela versatilidade que nos dá. A conexão do rato ao computador pode ser feita de três formas, sendo duas delas sem fios. A primeira é a conexão Hyperspeed 2.4GHz, sendo que para tal basta ligar o pequeno conector USB ao computador. Uma outra alternativa ainda mais prática e que permite uma melhor autonomia será a conexão via Bluetooth, sendo esta a nossa preferida, já que não sentimos qualquer falha de resposta. Ainda assim, a conexão Hyperspeed da Razer tende a ser a mais fiável, ainda que possa interferir com a ligação à internet Wi-Fi (se for o caso).
No entanto, podemos ainda utilizar o rato através do cabo que se liga à entrada MicroUSB, que servirá também para fazer o carregamento. Aqui, ficamos apenas dececionados pela opção por uma versão USB que está cada vez mais em desuso, pelo que se pedia conectividade USB tipo C.
Não podemos deixar de referir que, seja por Bluetooth, ligação wireless 2.4Ghz ou por cabo, o Razer DeathAdder V2 Pro apresenta sempre o mesmo tipo de desempenho, sem qualquer falha. Apesar de a conexão por cabo ser teoricamente mais fidedigna, nunca qualquer uma das formas de ligação sem fios afetou o desempenho do rato, revelando o bom trabalho da Razer neste aspeto importante do V2 Pro.
Curiosamente, apesar do mesmo desempenho, há uma vantagem importante da conectividade Bluetooth. Esta foi a forma de conectar o rato sem utilizar o cabo que nos garantiu uma maior autonomia. Apesar de ambas as formas garantirem mais de uma semana de utilização com uma carga completa, a conexão via Bluetooth será a mais eficiente e que poderá extrair mais alguns dias de utilização (a Razer anuncia até 120 horas), dependendo sempre do número de horas de uso diário.
O DeathAdder V2 Pro garante grande precisão e agilidade nas sessões de jogo
Apesar dos inúmeros elogios que podemos fazer à construção, autonomia e conectividade deste rato, o seu potencial comprador apenas quererá saber uma coisa: como se comporta em sessões de jogo. A verdade é que o Razer DeathAdder V2 Pro comporta-se exatamente como poderíamos esperar e esse é o maior elogio que lhe podemos dar.
O trabalho da Razer aqui é irrepreensível, sendo que o hardware deste mouse está preparado para lidar com o uso intensivo e oferece ao jogador uma precisão de topo graças ao sensor ótico Focus+ 20,000 DPI. Apesar do modelo Viper ser o rato Razer de eleição para esports, não podemos deixar de elogiar o desempenho do DeathAdder V2 Pro, que cuja praia são os first-person shooters. Aliás, o seu design, sendo já bem conhecido do público, poderá atrair o consumidor, já que oferece as mesmas capacidades que os melhores do mercado mantendo-se discreto e familiar.
Já ao nível da configuração, o utilizador terá à sua disposição a aplicação Razer Synapse, que permitirá configurar botões, iluminação RGB, fazer ajustes ao DPI, entre outros. Para comodidade do utilizador, podem ser guardados cinco perfis de utilização na memória do Razer DeathAdder V2 Pro, sendo esse número ilimitado utilizando a memória local do computador através da Razer Synapse.
O seu preço pode ser um impedimento
Se até aqui vários elogios foram feitos ao trabalho levado a cabo com o Razer DeathAdder V2 Pro, cabe também mencionar uma questão muito importante: o preço. O rato topo de gama pode ser adquirido por um preço a rondar os 150 euros, um valor relativamente alto.
Quando comparamos com a versão por cabo, que possui praticamente todas as características que apreciamos no DeathAdder V2 Pro (acrescentando um pouco mais de iluminação RGB que, para alguns utilizadores, pode ser uma vantagem…), dificilmente podemos justificar a grande subida de preço com a conectividade sem fios, tendo em conta que a versão por cabo pode ser adquirida por um preço a rondar os 70 euros.
Por outro lado, este é um preço que se bate com outros produtos Razer da mesma qualidade, pelo que poderá ser facilmente recomendável a um utilizador mais discreto e que valorize o conforto na utilização.
A nossa análise
Razer DeathAdder V2 Pro
O Razer DeathAdder V2 Pro é um rato que facilmente passa despercebido quando o utilizamos. A sua capacidade de se comportar exatamente como esperamos dele e com a qualidade que a Razer nos habituou, tornam a experiência de utilização fantástica e ficamos muito satisfeitos pelo atenção ao detalhe dado mesmo a um modelo clássico. Ainda assim, há algumas críticas a fazer. A primeira passa pela distinção feita entre o DeathAdder V2 Pro e a sua versão com cabo, sendo que não há um salto qualitativo entre ambos para além da possibilidade de utilização sem fios. Por outro lado, não havendo esse salto qualitativo, torna-se difícil justificar o grande salto no preço, já que o Razer DeathAdder V2 Pro está disponível por um preço quase sempre a rondar os 150 euros em várias lojas, sendo o dobro da versão por cabo.que pode ser adquirida por cerca de 70 euros.
Razer DeathAdder V2 Pro nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal