O Samsung Galaxy A52 5G foi anunciado oficialmente esta quarta-feira pela Samsung lado-a-lado com a sua versão 4G e com o Galaxy A72. Com a intenção de atacar a gama-média para dominar, a Samsung colocou todas as fichas no Galaxy A52 5G, que promete ser um dos mais vendidos terminais até ao fim do ano.
Vê também: Xiaomi Mi Mix: smartphone dobrável revela design em imagens reais
A aposta da Samsung nota-se na forma como o Samsung Galaxy A52 5G foi equipado. Este é um dos mais bem equipados terminais nesta gama, com um ecrã ao nível de alguns topo de gama, boa autonomia, câmara com estabilização ótica de imagem, dual-speakers e conectividade 5G. Por outro lado, a versão 4G traz algumas das características interessantes da versão 5G, mas será apelativa que chegue? Vamos conhecer ambos.
Samsung Galaxy A52 5G: um dos mais completos smartphones da sua gama
Como reforçamos na introdução desta notícia, o Samsung Galaxy A52 5G é um smartphone muito completo. A Samsung elevou o patamar dos gama-média trazendo aqui pela primeira vez uma tela Super AMOLED de 6.5 polegadas FHD+ com taxa de atualização de 120Hz, algo fora do comum neste preço. Esta tela é plana, mas estende-se a todos os cantos da parte frontal do dispositivo e beneficia do resistente vidro Corning Gorilla Glass 5.
O design do smartphone é também muito interessante, tirando alguns traços dos mais caros Galaxy S21. Um pormenor premium é a resistência a água e pó garantidas pela certificação IP67. As surpresas a nível de hardware não deixam de surpreender, já que a Samsung incluiu no Samsung Galaxy A52 5G um sistema de altifalantes stereo, sem deixar de fora a tão útil entrada de áudio jack 3,5mm. Como seria de esperar, o leitor de impressões digitais vem embutido no ecrã e é um sensor ótico.
Um ponto interessante do design é a forma como o módulo de quatro câmaras é integrado, sendo que com a pintura do dispositivo fica bem disfarçada a saliência deste módulo. E por falar em câmaras, há que destacar a câmara principal de 64MP f/1.8, capaz de gravar em 4K a 30fps e beneficiando de estabilização ótica de imagem. Este sensor é acompanhado por grande-angular de 12MP, uma câmara telemacro de 5MP e um sensor de profundidade de 5MP, enquanto a câmara frontal é um sensor de 32MP, também ele capaz de gravar vídeo em 4K.
Como o próprio nome indica, o Samsung Galaxy A52 5G beneficia de conectividade 5G, que é garantida pelo processador Snapdragon 750G. Este processador é um sistema interessante, mas fica aquém das capacidades do Snapdragon 765G do OnePlus Nord, sendo que esse mesmo SD765G está prestes a receber um sucessor. Ainda assim, o Snapdragon 750G é um sistema muito capaz, especialmente quando acompanhado com 6 ou 8GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento. O smartphone é alimentado por uma bateria de 4,500 mAh e pode ser carregado através de um sistema de 25W de potência por cabo.
O Samsung Galaxy A52 5G poderá ser configurado em quatro cores: preto, branco, azul-claro e violeta. A sua disponibilidade em Portugal deverá acontecer nas próximas semanas e a versão base de 6GB+128GB terá um preço a começar nos 429 euros.
Ficha técnica do Samsung Galaxy A52 5G
- Ecrã:
- AMOLED
- 6,5″ polegadas
- Full HD+
- Taxa de atualização de 120Hz
- Suporte para conteúdo HDR10+
- Brilho máximo de 800 nits
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 750G
- Até 8GB de memória RAM
- Até 256GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 64MP (Estabilização ótica de imagem) + 12MP (grande angular) + 5MP (telemacro) + 5MP (sensor de profundidade)
- Frontal:
- 32MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,500mAh
- Carregamento rápido a 25W
- Hardware:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- Certificação IP67
- Altifalantes Stereo
- SO:
- Android 11, OneUI 3.1
Samsung Galaxy A52 (4G): uma opção mais acessível
Ainda que o destaque deste artigo vá para a versão 5G, não podemos esquecer o mais modesto Galaxy A52. Esta versão herda grande parte dos pontos apelativos, como o sistema dual-speaker, entrada de áudio 3.5mm, certificação IP67 ou o bom ecrã AMOLED, mas perde alguns pontos cruciais que o deixam num patamar abaixo.
A começar pelo ecrã, temos aqui a mesma tela de 6.5 polegadas AMOLED Full HD+, mas que desta feita tem “apenas” uma taxa de atualização de 90Hz). Para além disto, a performance deste smartphone será também ligeiramente inferior, já que vem equipado com o Snapdragon 720G, um processador que apesar de interessante, acaba por estar desatualizado face à concorrência (o Snapdragon 732G teria sido uma melhor opção). Este processador, para além de não trazer conectividade 5G, perde também com uma GPU inferior, a Adreno 618.
Talvez como forma de baixar ainda mais o custo, o Samsung Galaxy A52 4G tem uma versão base com 4GB de RAM e 128GB de armazenamento. Ainda assim, é possível configurar este equipamento com 6 ou 8GB de RAM e 256GB de armazenamento.
Os pontos distintivos entre ambas as versões acabam aqui, com o Galaxy A52 a herdas o mesmo sistema de câmaras (com estabilização ótica no sensor de 64MP) e a mesma bateria de 4,500 mAh, que deverá apresentar um desempenho ainda melhor neste equipamento devido à menor exigência do ecrã.
Sendo uma versão mais acessível, o Samsung Galaxy A52 4G estará disponível em Portugal com um preço a começar nos 349 euros para a versão de 4GB+128GB, chegando com as mesmas opções de cor que a versão 5G.
Ficha técnica do Samsung Galaxy A52 4G
- Ecrã:
- AMOLED
- 6,5″ polegadas
- Full HD+
- Taxa de atualização de 90Hz
- Suporte para conteúdo HDR10+
- Brilho máximo de 800 nits
- Performance:
- Processador Qualcomm Snapdragon 720G
- Até 8GB de memória RAM
- Até 256GB de memória interna
- Câmaras:
- Traseira:
- 64MP (Estabilização ótica de imagem) + 12MP (grande angular) + 5MP (telemacro) + 5MP (sensor de profundidade)
- Frontal:
- 32MP
- Traseira:
- Bateria:
- 4,500mAh
- Carregamento rápido a 25W
- Hardware:
- Leitor de impressão digital no ecrã
- Certificação IP67
- Altifalantes Stereo
- SO:
- Android 11, OneUI 3.1
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
OnePlus Watch com detalhes revelados antes do lançamento
No próximo dia 23 de março, a OnePlus lançará a sua nova linha de smartphones topo de gama e várias fontes acreditam na possibilidade de ser também revelado o novo OnePlus Watch. Apesar dos vários leaks relativos aos OnePlus 9 e 9 Pro, pouco é sabido sobre o relógio inteligente da empresa chinesa.
Uma nova fonte traz-nos hoje, no entanto, algumas informações úteis relativamente ao OnePlus Watch, que nos dão uma ideia sobre o que esperar do primeiro smartwatch OnePlus,
Outros artigos interessantes:
» As melhores sugestões Lenovo para o dia do pai
» Xiaomi Mi 11 Lite: novas imagens revelam todos os segredos!
» FIFA 21 chega finalmente ao Google Stadia! Todas as novidades da semana