Além disso, a população em geral viu-se obrigada a recorrer a comunicações online para conseguir manter contacto com amigos e familiares, assim como adotar o teletrabalho devido à pandemia de COVID-19. Por isso, não é de estranhar que os ataques de phishing tenham também crescido exponencialmente.
Vê também: OnePlus 9 aparece em novas imagens que são reveladas mais cores
Um relatório publicado pela Kaspersky veio revelar dados assustadores no que respeita à vulnerabilidade dos utilizadores em Portugal e no Brasil. De acordo com os dados revelados, Portugal é o segundo país com um maior número de vítimas de ataques phishing em todo o mundo, sendo apenas superado pelo Brasil.
Curiosamente, apesar de continuarem a dominar o ranking de países mais afetados, tanto Portugal como o Brasil apresentaram uma redução quando comparado com valores obtidos em 2019. Por sua vez, a França foi o país que mais subiu, visto não entrar no TOP 10 desde 2015.
Kaspersky deixa 7 dicas para te protegeres de ataques phishing
- Não abrir quaisquer ficheiros ou anexos suspeitos, recebidos de fontes desconhecidas. Verifique sempre o formato do URL e a ortografia do nome da empresa, antes de descarregar algo. Os websites falsos podem ser muito semelhantes aos verdadeiros, mas haverá sempre algumas anomalias que o irão ajudar a detetar a diferença.
- Não descarregar e/ou instalar aplicações a partir de fontes não confiáveis.
- Não clicar em links recebidos de fontes desconhecidas e/ou anúncios online suspeitos.
- Criar palavras-passe fortes e únicas, incluindo uma mistura de letras minúsculas e maiúsculas, números e pontuação, e permitir a autenticação de dois fatores.
- Instalar sempre as atualizações. Algumas delas podem conter correções para questões críticas de segurança;
- Ignorar mensagens que peçam a desativação de sistemas de segurança para software de escritório ou software antivírus.
- Utilizar uma solução de segurança adequada ao seu sistema e dispositivos. O Kaspersky Internet Security ou o Kaspersky Security Cloud são exemplos a ter em conta. Estes poderão indicar-lhe quais os websites que não devem ser abertos, protegendo-o contra malware.
TOP 10 de países com mais vítimas de ataques phishing em 2020
- Brasil: 19,94%
- Portugal: 19,73%
- França: 17,90%
- Tunísia: 17,62%
- Guiana Francesa: 17,60%
- Catar: 17,35%
- Camarões: 17,32%
- Venezuela: 16,84%
- Nepal: 16,72%
- Austrália: 16,59%
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal
Com o crescimento exponencial das compras online ao longo dos últimos anos, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia de milhões de portugueses. No entanto, a maior loja online do mundo ainda não está disponível em Portugal. Por isso, é natural que muitas vezes se faça a pergunta de como comprar na Amazon Espanha a partir de Portugal.
Atualmente, a Amazon Espanha oferece já muitas regalias aos portugueses, tendo mesmo implementado a possibilidade de traduzir por completo todo o site para português de Portugal. Além disso, colocam à disposição a oferta de portes de envio para compras acima dos €29.
Outros artigos interessantes:
» Motorola Moto G100: o topo de gama já tem data de lançamento!
» POCO anuncia data para novo evento. POCO F3 Pro a caminho?
» Microsoft Edge vai seguir o excelente exemplo do Google Chrome