O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa continuou a rota de crescimento em ano de pandemia. Em 2020, o dicionário online de consulta gratuita, atingiu os 45 milhões de utilizadores (mais 7 milhões do que no ano anterior), os quais geraram um número de pesquisas que é quase o dobro do registado em 2019: de cerca de 133 milhões passou-se para 261 milhões.
Num período dominado pela pandemia, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa cresceu em número de utilizadores e as pesquisas realizadas no dicionário online revelam as preocupações que passaram a estar presentes no dia-a-dia de milhões de pessoas.
No ano de 2020, as palavras mais pesquisadas foram pandemia, confinamento, coronavírus, zaragatoa, assintomático, calamidade, telescola, letalidade, levante, bem como outras marcadas por notícias da atualidade.
Todavia a maioria dos vocábulos pesquisados foram sobre a doença que passou a estar diariamente nos meios de informação e nas conversas do dia-a-dia.
2021, de olhos em Marte
O novo ano arrancou com pesquisas com menos foco em palavras ligadas à pandemia e o interesse dos mais de 5 milhões de consulentes, responsáveis por mais de 22 milhões de buscas no Dicionário Priberam, foi para Marte. A palavra perseverança, a tradução portuguesa para o nome do veículo que aterrou em Marte a 18 de fevereiro em missão da NASA para estudar aquele planeta e procurar vestígios de existência passada de vida microbiana, foi das mais procuradas pelos utilizadores do dicionário online.
Os programas televisivos Joker e Big Brother foram responsáveis pela pesquisa de palavras com cunctatório, no caso do primeiro, além das mais controversas asquerosa e alcoviteira, no caso do segundo.
Estas foram as palavras mais pesquisadas no segundo mês de 2021, mas as 31 palavras que definiram o ano de 2020 estão disponíveis em https://oanoempalavras.pt. Foram escolhidas a partir dos 250 vocábulos que mais foram pesquisados ao longo de 2020 pelos utilizadores do Dicionário Priberam.O site que, pelo quarto ano consecutivo, resulta de uma iniciativa da Priberam e da Lusa, integra conteúdos dos repórteres fotográficos e jornalistas da agência noticiosa, que dão contexto a cada uma das palavras, e está estruturado por ordem cronológica.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Ransomware Conti expõe dados privados de pelo menos 180 empresas
Os ciberataques continuam a ganhar cada vez mais destaque nas grandes ameaças que tanto os utilizadores privados como empresas enfrentam diariamente, especialmente os que utilizam ransomware para extorquir as suas vítimas.
Agora, a equipa de investigadores da Sophos revelou alguns dos dados obtidos com a sua mais recente investigação. Durante os últimos 6 meses foram confirmados inúmeros ataques do ransomware Conti a empresas.
Outros artigos interessantes: