Uma recente investigação levada a cabo pela Check Point, revela detalhes assustadores sobre os 5 objetos mais utilizados por cibercriminosos para espiarem as nossas casas.
As grandes evoluções tecnológicas dos últimos anos trouxeram uma grande variedade de produtos que nos ajudam em várias tarefas do dia a dia. No entanto, a sua constante ligação à internet acabou por abrir também muitas janelas para ataques de cibercriminosos.
Atualmente, estima-se que existam mais de 22 mil milhões de dispositivos ligados a redes Wi-Fi domésticas, sendo que esse número poderá quase duplicar durante os próximos 4 anos.
Os 5 objetos preferidos dos cibercriminosos para espiarem os utilizadores
Hoje em dia já não são apenas os computadores e telemóveis que temos ligados à internet, especialmente desde o grande crescimento do mercado de produtos IoT (Internet of Things).
Praticamente todos os nossos gadgets e produtos de eletrónica estão ligados à internet, apresentando-se como uma potencial vulnerabilidade caso não sejam tomadas as devidas precauções.
Assim, a investigação da Check Point revela quais os 5 objetos mais utilizados pelos cibercriminosos para espiarem os utilizadores:
- Televisões / Smart TV – a maioria das televisões lançadas nos últimos anos oferecem a possibilidade de se ligarem à internet, sendo que muitas têm também microfone e câmara. Caso sejam comprometidos, podem passar de objetos inocentes para verdadeiras “armas”.
- Computadores (portáteis e desktop) – utilizados para trabalho e lazer, estes são hoje em dia os “melhores amigos” de milhões de utilizadores. A sua compulsiva utilização faz com que seja um dos alvos favoritos dos cibercriminosos.
- Telemóveis / Smartphones – este é muito provavelmente o objeto que mais é “atacado”, sendo muitas as situações públicas em que foi comprovado o perigo da sua má utilização.
- Brinquedos – Ao contrário do que acontecia há alguns anos, os brinquedos mais modernos chegam com ligações diretas à internet, tornando também os mais pequenos vulneráveis.
- Eletrodomésticos – O mundo dos IoT está cada vez mais evoluído e apresenta uma grande adoção por parte dos utilizadores. Com cada vez mais eletrodomésticos ligados à internet, os perigos aumentam em paralelo.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Google News e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
via: Check Point
5 motivos para usares sempre uma VPN em 2021
Cada vez mais os serviços de VPN são mais procurados pelos utilizadores, especialmente desde que os seus dados privados e informações pessoais passaram a ser a “moeda mais valiosa” para muitas empresas.
Por isso, a questão já deixou de ser se, deves ou não ter acesso a um serviço de VPN, mas sim se, a deves ter sempre ligada. A resposta para esta pergunta é muito simples: sim!
Outros artigos interessantes: