A aplicação do YouTube para o sistema operativo Android permite agora alguns dispositivos reproduzir vídeos em resolução 4K (2160p) ainda que o smartphone ou tablet em questão não tenha um ecrã com esse tipo de resolução.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Esta opção é uma novidade para os utilizadores Android, já que a aplicação limitava as opções de resolução dos vídeos conforme a resolução dos ecrãs onde estivesse aberta a aplicação do YouTube.
Ainda assim, conforme reporta a GSM Arena, esta mudança poderá não chegar a todos os dispositivos. Ao que o Techenet conseguiu apurar, utilizando um OnePlus Nord como referência, foi-nos possível testar a funcionalidade, visualizando um vídeo em resolução 2160p a 60fps sem qualquer problema na reprodução.
Qual a vantagem desta alteração na app YouTube para Android?
Ainda que seja uma ideia interessante, são muito poucos os dispositivos Android no mercado com um ecrã que tire partido desta alta resolução. Atualmente, smartphones topo de gama da Samsung, OnePlus ou Xiaomi utilizam ecrãs com resolução Quad HD+ (1440p), enquanto a grande maioria continua a dedicar-se ao Full HD+ (1080p) ou HD+ (720p).
Isto significa que, ainda que seja possível reproduzir um vídeo em 4K nos vários smartphones através do YouTube, o ecrã nunca reproduzirá o vídeo em 4K, mas sim na respetiva resolução máxima do ecrã. No entanto, há algumas situações onde esta pode ser uma vantagem.
A primeira e mais óbvia, será quando o smartphone estiver ligado a um outro ecrã com resolução 4K. Nessas situações, será possível tirar proveito da resolução 2160p em vídeos no YouTube, não havendo a limitação à resolução do smartphone.
Por outro lado, mesmo vendo o vídeo através da app no seu smartphone Android, pode haver situações onde a qualidade poderá estar ligeiramente melhorada, ainda que a melhoria seja quase impercetível. Devido à forma de compressão dos vídeos na plataforma YouTube, há perda de qualidade entre as várias resoluções disponíveis. Em determinados casos, poderá obter mais bits reproduzidos do que numa resolução inferior, o que aumenta ligeiramente a nitidez. No entanto, esse cenário dependerá sempre da fonte do vídeo e da forma como ele é gravado e do seu processo de chegada ao YouTube.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
OnePlus 9 com especificações confirmadas em novo teste
Nas últimas semanas vários têm sido os leaks relacionados com o OnePlus 9 e este fenómeno deve-se às várias unidades de teste que a empresa distribuiu. Hoje nova unidade foi testada no AIDA64 e hoje temos acesso às características técnicas do novo topo de gama.
As imagens são partilhadas pelo TechDroider e confirmam muitos dos pormenores que vêm sendo discutidos. A começar pelo processador, temos aqui o Snapdragon 888 da Qualcomm, que é facilmente identificado pela placa gráfica indicada no teste, a GPU Adreno 660.
Outros artigos interessantes: