A Apple está a preparar um novo processador ARM mais potente para integrar os novos sistemas iMac e MacBook Pro, que tem sido chamado Apple M1X. O nome faz alusão ao Apple M1, o processador que se estreou em 2020 no novo Mac mini e nos MacBook Air e Pro 13″, marcando o inicio da transição de x86 para ARM.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Várias fontes têm apontado para a estreia deste novo processador em 2021 através de um novo MacBook Pro 14″ e 16″, mas para já ainda não há datas oficiais sobre esse possível lançamento. Ainda assim, uma alegada unidade do Apple M1X passou por vários bancos de testes, sabendo-se já qual será a sua estrutura e especificações.
Segundo a fonte, o Apple M1X será um processador de 12 núcleos e 12 threads, com microarquitetura de 5nm e a correr a uma frequência de 3.2GHz. Os 12 núcleos dividem-se em oito núcleos Firestorm de alta performance, enquanto os restantes quatro serão núcleos eficientes Icestorm. Um dispositivo com este processador terá capacidade para até 32GB de RAM LPDDR4X e repara-se ainda que a exigência energética do M1X situa-se nos 35W.
Por sua vez, a GPU deste chip possui 16 núcleos (o dobro dos núcleos da GPU do M1), utiliza também tecnologia de 5nm e com 256 unidades de execução, tendo capacidade para até 256GB de memória e suporte para utilização de três ecrãs em simultâneo.
Apple M1X: como se compara aos outros processadores no mercado?
Para além de nos revelar as especificações do SoC, a fonte permite-nos ainda ver como se poderá vir a comparar o desempenho deste novo processador à restante concorrência. Assim, é interessante reparar que no CineBench R23, o Apple M1X obtém o mesmo resultado nos testes single-core que o M1, com 1514 pontos, estando também ao nível de processadores de notável capacidade como o AMD Ryzen 9 5980HS e o Intel Core i7-1185G7.
Por outro lado, nos testes multi-core este processador mostra estar ao nível dos melhores do mercado, superando o Intel Core i9-10900X e o AMD Ryzen 7 5800, que possuem uma exigência energética muito superior (no caso do processador da Intel, chega aos 165W).
Estes resultados são, no entanto, provisórios e baseados num suposto exemplar de teste, tomando também por base as capacidades do Apple M1, pelo que o resultado final poderá diferir do que aqui nos é revelado.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter. Agora, temos também um canal dedicado no Telegram, onde poderás receber todas as novidades em primeira mão.
Fonte: CPU Monkey
Google Maps vai deixar-te pagar parqueamento diretamente na App
É verdade que com todas as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19 cada vez viajamos menos, mas não é por isso que o Google Maps deixa de receber novas funcionalidades.
Através de uma publicação no seu blog oficial, a gigante de Mountain View anunciou oficialmente a chegada de uma nova ferramenta, que permite aos utilizadores pagar o parqueamento diretamente a partir da aplicação.
Outros artigos interessantes: