O Samsung Galaxy S21 5G é o modelo inicial da nova família de equipamentos da gigante coreana. Estamos a falar de um smartphone a rondar os 879€, o que já o coloca no patamar de topo de gama.
Especificações do Samsung Galaxy S21 5G em suma
- Ecrã de 6.2 polegadas Dynamic AMOLED
- Suporte para conteúdo HDR10+
- Taxa de atualização de 120Hz
- Resolução de 1080 x 2400
- Gorilla Glass Victus
- Processador Exynos 2100 (5nm)
- Câmara frontal de 10 MP
- Câmara traseira: lente angular de 12 MP + lente telefoto de 64 MP + lente ultra-angular de 12 MP
- Gravação de vídeo até 8K a 24 FPS
- RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: 128 GB / 256 GB UFS 3.1
- Bateria de 4000 mAh
- Carregamento com fios até 25W (cabo USB-C incluído, sem adaptador de tomada incluído)
Carregamento sem fios até 15W - Carregamento inverso até 4.5W
- Certificação IP68 (submergível em água até 1.5m durante 30m)
Pontos positivos do Samsung Galaxy S21 5G
- Desempenho satisfatório e software intuitivo
- Câmara com resultados excelentes
- Ecrã de alta qualidade
- Coluna tem um som fantástico
Pontos negativos do Samsung Galaxy S21 5G
- Autonomia de bateria pode ser insuficiente para alguns utilizadores, principalmente com os 120Hz ativos
Design é subjetivo, mas o tamanho vai a agradar a muitos utilizadores
Sejamos sinceros, atualmente não existe grande inovação no que toca ao aspeto dos smartphones lançados. No entanto, a Samsung conseguiu destacar-se e conferir alguma identidade ao Galaxy S21 5G.
Temos uma capa traseira com uma mistura de vidro e cerâmica, com um toque bastante suave. A nossa unidade tem um tom branco baço, que não deixa “dedadas” nem se sujou com a utilização diária.
O equipamento é envolto numa moldura de metal o que lhe confere robustez e algum peso. Essa moldura transborda-se no canto superior esquerdo, onde se encontra a configuração de 3 câmaras e o flash ao lado.
O seu ecrã de 6.2 polegas possui um “buraco” onde se armazena a câmara frontal. Este tamanho compacto cabe bem no bolso e é uma lufada de ar fresco num mercado recheado de flagships com ecrãs enormes.
Desta forma, o Galaxy S21 5G é pode ser um topo de gama desejável para os utilizadores exigentes que não querem ter um equipamento enorme nas mãos, no bolso ou na mala.
Ecrã luxuoso, mas consome bastante bateria
Sendo a Samsung, era garantido que o Galaxy S21 teria um ecrã de mérito. De facto, o seu painel Dynamic AMOLED oferece uma qualidade sem igual, no que toca a consumo de multimédia e navegação no geral.
Como seria de esperar, temos um ecrã com uma taxa de atualização até 120Hz. É importante salientar que o ecrã ajusta automaticamente a taxa conforme a aplicação.
Desta forma, só irás notar os 120Hz na interface ou em certas aplicações ou jogos. Pessoalmente, eu desativei os 120Hz a maioria do tempo, pois a taxa consome muita bateria, como esperado.
Com uma bateria de 4000 e um ecrã a empurrar tantos pixeis, não esperes que o Galaxy S21 aguente um dia inteiro com a taxa de atualização de 120Hz ativa. Com a taxa de 60Hz normal, consegui puxar um dia inteiro de utilização pesada.
Desempenho sem igual
A performance do Samsung Galaxy S21 5G é simplesmente perfeita. Não houve qualquer tipo de atraso, soluço, ou quebra visual que indicasse lentidão neste smartphone. Com o processador Exynos 2100 a alimentar o equipamento, não esperava menos.
É possível que os resultados sejam ainda mais satisfatórios com o Snapdragon 888 mas só os utilizadores nos Estados Unidos poderão atestar a isso. Seja como for, o Galaxy S21 aguentou todo a categoria de tarefas, abertura de documentos, multimédia e jogos como um campeão.
Embora o 5G ainda não esteja ativo em Portugal, é importante salientar que, tal como o nome indica, o Galaxy S21 5G suporta a vindoura tecnologia de dados móveis. Assim sendo, tens um equipamento já preparado para o futuro.
3 anos de atualizações é a promessa da Samsung
Desde que a família Galaxy S10 foi lançada que a Samsung prometeu que pelo menos os topos de gama irão suportar 3 grandes atualizações do Android. Significa que além do Android 11 que já vem da fábrica, utilizadores terão acesso às próximas 3 versões do sistema operativo.
Por cima do Android temos a One UI 3.1, o sistema de personalização da Samsung. A fabricante coreana tem um longo caminho de skins por cima do Android, desde o TouchWiz ao Samsung Experience.
No entanto, foi com o One UI que a Samsung atingiu mesmo o seu potencial, no que toca à personalização. O One UI é um equilíbrio quase perfeito entre a identidade da Samsung e a liberdade do Android, favorecida por tantos utilizadores.
Temos então uma mescla que reflete a identidade de um equipamento Samsung, mas com a versatilidade e personalização que já conhecemos no Android. Tirando a Bixby e o bloatware de apps Samsung, o One UI 3.1 é um prazer de se utilizar.
Câmaras são o foco das novidades
As principais novidades nas câmaras do Galaxy S21 5G são: Captação Única (Single Take), gravação de vídeo em 8K e estabilização Super Steady melhorada.
O modo Single Take, introduzido o ano passado com a linha Galaxy S20, permite ao utilizador gravar 10 segundos de imagem, onde os melhores momentos são automaticamente selecionados e destacados.
Em vídeo, o Galaxy S21 5G permite gravar até 8K a 24 FPS, embora com um grande sacrifício na estabilização de vídeo. Contudo, é possível tirar fotografias durante a gravação 8K, para fotos de alta resolução.
Seja como for, temos ainda os modos de gravação em 4K ou Full HD, ambos em 60 FPS (câmara frontal também). Graças à estabilização Super Steady, o Galaxy S21 5G é uma boa máquina para capturar acção, bem como os famosos modos de câmara lenta.
Caso queiras ver fotografias e vídeos na resolução original, vê a nossa galeria no Google Drive
Tanto na câmara frontal como nas traseiras, os resultados são satisfatórios. Temos uma boa resolução, detalhe capturado e uma reprodução de cores fiel à realidade, sem exageros na saturação.
Conclusão: perfeito para quem quer desempenho num tamanho compacto
O Samsung Galaxy S21 5G não desilude, no que toca à experiência geral. Temos um equipamento com performance extremamente rápida e estável, câmaras capazes de tirar boas fotografias em qualquer ambiente, bem como vídeo de alta qualidade e um software com muita personalização a acompanhar.
Contudo, caso sejas adepto de ecrãs e baterias maiores, deves optar pelos modelos mais poderosos, nomeadamente o Galaxy S21+ e o Galaxy S21 Ultra. Este último traz um ecrã de 6.8 polegadas, bateria de 5000 mAh e câmaras de maior capacidade.
Outros artigos interessantes:
- Galaxy A52 e Galaxy A72 poderão receber característica muito desejada
- Apple Watch atinge número impressionante de utilizadores!
- Xiaomi Mi 11 Ultra aparece em vídeo com design inacreditável
A nossa análise
Samsung Galaxy S21 5G
O novo Galaxy S21 5G é o primeiro modelo na nova família de smartphones da Samsung. Este é um topo de gama que possui poucas falhas e que tem muito a oferecer ao utilizador.
O melhor
- Desempenho satisfatório e software intuitivo
- Câmara com resultados excelentes
- Ecrã de alta qualidade
- Coluna tem um som fantástico
O pior
- Autonomia de bateria pode ser insuficiente para alguns utilizadores, principalmente com os 120Hz ativos
Samsung Galaxy S21 5G nas lojas
Todas estas lojas fazem envios para Portugal