O GTA Online é uma parte importante do videojogo Grand Theft Auto V, expandindo o mundo virtual através da internet e permitindo a interação entre jogadores. O título da Rockstar Games é um dos mais bem-sucedidos de sempre, mas a versão online poderá estar a comprometer a segurança dos jogadores.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
O franchise da Rockstar Games sempre foi famoso pela facilidade de modificar o jogo através de código, mas esta acessibilidade tem-se estendido ao GTA Online, onde vários hacks e mods podem mesmo colocar em risco a segurança dos utilizadores.
Segundo um artigo do Polygon que relata a experiência de vários utilizadores, vários mods desenvolvidos por terceiros podem permitir o acesso a informações privadas dos utilizadores, como o IP ou até a localização.
Apesar da aparente inocência de certos mods, alguns utilizadores demonstraram já as fragilidades do jogo, podendo um utilizador, a seu bel-prazer, duplicar avatares de outros jogadores, manter a sua conexão fixa em jogadores selecionados (que permite, por exemplo, entrar em todas as sessões desse jogador), para além de obter informações como as mencionadas acima.
O problema do GTA Online estende-se a outros títulos da Rockstar Games
Para além do GTA Online, o Red Dead Online tem sofrido do mesmo problema. O videojogo que tem como base o Velho-Oeste possui a mesma base que o GTA Online, utilizando até o mesmo tipo de conexão. Isto é, ambos os títulos mantêm as suas sessões alojadas pelos jogadores, não recorrendo a servidores. Este método revela-se menos dispendioso para a Rockstar Games, mas acaba por expor os jogadores.
Os fãs de ambos GTA Online e Red Dead Online já recorreram às redes sociais para exporem o problema da enorme quantidade de hackers e das fragilidades às quais os jogadores estão expostos, exigindo uma resposta da Rockstar Games.
O jogo possui vários modos, com sessões por convite, mas até esse modo pode estar comprometido, já que após o acesso ao IP pode permitir a qualquer jogador aderir a uma sessão reservada a outros jogadores.
Algumas das soluções encontradas têm passado por aceder a sessões fechadas às crews, onde apenas jogadores da equipa do jogador poderão ter acesso, filtrando todos os outros jogadores. Outra solução, desta vez externa, passa pela utilização de um VPN, que conseguirá manter anónimo o jogador mesmo durante o jogo.
Segue toda a atualidade tecnológica no Techenet através do Facebook, Instagram e Twitter.
Fonte: Polygon
Huawei Band 4e Active chega a Portugal como alternativa à Mi Band 5
A Huawei continua a olhar para Portugal como um dos seus importantes mercados na Europa, lançando muitos dos seus novos wearables. O mais recente é a smartband Huawei Band 4e Active, que chega com um apetecível preço de €29,99.
Esta pulseira de atividade física foi concebida a pensar nos utilizadores que pretendem melhorar e controlar o seu bem-estar físico, colocando à disposição inúmeras funcionalidades direcionadas para a área de saúde e atividade física.
Outros assuntos interessantes: