Uma das principais tendências da última década no mercado automóvel tem sido a inclusão de sistemas de infotainment cada vez mais aprimorados. A aposta das fabricantes neste capítulo continua a crescer e Ford acaba de anunciar que para os seus veículos vão tirar proveito do sistema operativo Android.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
A fabricante norte-americana é o mais recente nome sonante do mercado automóvel a render-se ao sistema da Google e veio anunciar que “milhões” dos seus veículos utilizarão um sistema de infotainment baseado no sistema operativo Android a partir de 2023.
Para além dos automóveis sob a marca Ford, também os modelos Lincoln beneficiarão do sistema da Google, estendendo-se esta integração a todos os mercados, excepto a China.
Quais os benefícios do Android num automóvel da Ford?
A utilização do sistema operativo mais famoso do mundo por parte da Ford vai permitir a que os condutores dos seus veículos tenham acesso a aplicações da Google, como o Google Maps ou o Google Assistant, que tendem a estar bem mais desenvolvidas do que os sistemas integrados por cada marca.
O sistema operativo Android permitirá também que o infotainment seja atualizado mais facilmente e, possivelmente, com maior frequência, resultando em benefícios como a inclusão de novas funcionalidades e a correção de problemas.
Apesar desta opção pelo sistema da Google, a Ford fez questão de assegurar aos utilizadores de smartphones da Apple que o novo sistema de infotainment terá compatibilidade com o iOS. Aliás, a Alexa da Amazon continuará a ser oferecida como um opcional a incluir no veículo para aqueles que prefiram a assistente de voz inteligente da Amazon.
Segue toda a atualidade tecnológica no Techenet através do Facebook, Instagram e Twitter.
Via: The Verge
Apple Car. Hyundai com dúvidas sobre produção do carro elétrico da Apple
O desenvolvimento do Apple Car tem dado que falar nas plataformas de notícias online, muito graças a todo o secretismo da Apple sobre o seu carro elétrico. A Hyundai é a principal candidata a firmar uma parceria com a empresa de Cupertino para o desenvolvimento e produção do Apple Car, mas esta parceria poderá sofrer um revés.
No início deste mês, alguns representantes da Hyundai avançaram com informações sobre o estado preliminar das negociações entre ambas as empresas, tendo a Apple remetido ao silêncio. A própria Hyundai veio mais tarde a corrigir tais afirmações, ao que as fontes indicam dever-se à preservação do segredo em torno da produção do carro elétrico.
Outros assuntos interessantes: