A Microsoft deu um passo de gigante ao anunciar a disponibilização imediata do Windows Server 2012. Esta nova versão marca uma etapa importante para o sistema operativo empresarial que introduz funcionalidades que o tornam mais atractivo para grandes datacenters. A inovação nas mais recentes tecnologias de virtualização, bem como melhorias significativas nos protocolos de comunicação não foram também esquecidas pelo gigante de Redmond.
O Windows Server 2012 viu finalmente a luz do dia. A Microsoft introduz novas funcionalidades e actualizações a tecnologias presentes desde a última versão que saiu em 2009. Por exemplo é a primeira versão que permite que um número elevado de servidores (pode ser um ou cem servidores) sejam controlados de forma totalmente remota. Esta funcionalidade é suportada pela actualização do software Server Manager incluído no sistema operativo. A decisão de inclusão desta funcionalidade é uma decisão que visa agradar os gestores de largos parques informáticos.
Satya Nadella presidente da “Microsoft Server and Tools Business” salienta precisamente a importância dos data centers de um sistema operativo mais “Cloud”
“A Microsoft possui um legado único resultante de possuir os sistemas operativos, aplicações e serviços cloud mais usados em todo o mundo. Esta posição única possibilitou-nos disponibilizar um verdadeiro Cloud OS através do Windows Server e Windows Azure, permitindo aos nossos clientes conseguir um datacenter sem qualquer tipo de limitações.”
Mas talvez a mudança mais sonante, é o facto desta versão permitir agora pela primeira vez ser executada e controlada num ambiente de consola de linha de comandos. Esta funcionalidade é conseguida através da inclusão do PowerShell, um aplicativo de linha de comandos adequado para utilizadores avançados ou gestores de redes. Mas porque é que a Microsoft dá tanto relevo a esta funcionalidade? Porque é uma funcionalidade que há muitos anos qualquer distribuição de Linux/Unix possui, tornando esta nova versão pela primeira vez competitiva ao nível da gestão de recursos.
Existem ainda novidades no campo da virtualização, o Hyper-V (o hypervisor da Microsot), agora suporta até 64 processadores virtualizados e até um máximo 1 TB de memória por máquina guest. No campo de actualizações ao nível de recursos de comunicação, a Microsoft salienta a actualização do protocolo Server Message Block (MB) de modo a suportar velocidades de transferência superiores.
Pode aceder a mais informações referentes a outras funcionalidades no site oficial da Microsoft. Caso pretenda descarregar uma versão de demonstração consulte os links abaixo.
Site Oficial: Windows Server 2012
Download: Windows Server 2012 (versão de demonstração válida por 180 dias)
Comentários