Imagine não ter de esperar pelo elemento humano para poder transportar um órgão do hospital A para o hospital B. Imagine que o transporte poderá ficar a cargo de uma frota de drones. Futurologia? A equipa vencedora da competição Life Enablers não pensa assim.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Facilitar o transplante de órgãos. Poder-se-ia reduzir (de forma simplista) o objetivo do projeto vencedor da 2ª edição do concurso de inovação em saúde Life Enablers.
A ideia foi desenvolvida pela ByOhope, que desenvolveu a integração de uma rede organizada e inteligente de veículos aéreos não tripulados — diga-se drones — para transportar órgãos destinados a transplante. Para já o projeto incide apenas no território nacional, mas há a possibilidade de alavancar para o mercado internacional.
A competição foi promovida pela farmacêutica Takeda, com o objetivo de “promover a inovação na saúde” e no júri contou com médicos, enfermeiros e representantes de associações de doentes. Embora a solução da utilização de drones tenha sido desenvolvida para o transporte de órgãos, o júri considerou que poderia ser utilizada para resolver “outras necessidades”. Nomeadamente como forma de transportar “medicamentos, sangue ou monitorização de doentes à distância”.
Life Enablers dá destaque a jovens que querem apostar num futuro com drones
A equipa vencedora é constituída por estudantes universitários da Universidade da Beira Interior, da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa e da Universidade do Minho e vai receber um apoio financeiro no valor de 4.000 euros.
Além disso, teve a possibilidade de, nos últimos 12 meses, interagir com diversas sociedades científicas como a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), empresas como a Vodafone, associações de doentes como a Associação Portuguesa da Doença Inflamatória do Intestino, Colite Ulcerosa e Doença de Crohn (APDI) ou os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
A Life Enablers é uma iniciativa promovida pela Takeda Portugal dirigida a estudantes do Ensino Superior. O objetivo do programa é o de “acelerar ideias que melhorem a qualidade de vida de doentes e das suas famílias”. Já foram a concurso 41 equipas e ideias, constituídas por 120 alunos de ensino superior/recém-diplomados.
Convém realçar que as equipas finalistas são constituídas por jovens das mais diversas áreas: Engenharia Aeronáutica; Engenharia Eletrotécnica; Fisioterapia; Enfermagem Médico-cirúrgica; Gestão da Informação; Publicidade e Marketing; Ciências Farmacêuticas e Arquitetura.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter.
MIUI 12.5 é oficial! Sabe tudo sobre a interface da Xiaomi
No mesmo dia em que apresentou o novo Xiaomi Mi 11, a gigante tecnológica chinesa procedeu à apresentação da MIUI 12.5, a nova versão da interface para smartphones Android.
Apesar do nome, a Xiaomi clarificou durante a apresentação que esta é uma atualização com grandes melhoramentos e não um mero update rotineiro. Assim, vamos conhecer as novidades da nova versão da interface.
Outros artigos interessantes: