No início do mês de dezembro a Huawei trouxe a público o programa de testes para a segunda versão do seu sistema operativo, o HarmonyOS 2.0 beta, que chegou apenas a um número restrito de dispositivos.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Um dos programadores com acesso ao programa decidiu investigar as suas profundezas e descobriu, curiosamente, grandes semelhanças precisamente com o sistema operativo do qual a Huawei pretende afastar-se: o Android.
Como podemos ver na imagem abaixo, fornecida pela fonte, foi desenvolvida uma simples aplicação para o Android 4.4 KitKat pelo programador em questão que quando em execução em duas plataformas virtuais com uma versão mais recente do Android (esquerda) e do HarmonyOS 2.0 beta (direita) geram a mesma notificação.
De facto, conforme a fonte vem constatar, há apenas uma substituição dos nomes dos sistemas operativos, o que o levou a suspeitar que o novo sistema da Huawei terá mesmo por base o sistema da Google.
De forma a confirmar isso mesmo, bastou explorar um pouco o sistema para confirmar que o HarmonyOS 2.0 beta é baseado no framework do Android.
A Huawei anunciou que o HarmonyOS usaria como “ponte” o sistema Android
Apesar de ser uma surpresa que a Huawei se tenha baseado tanto no sistema do qual se pretende afastar, a própria terá avisado disso mesmo aquando a apresentação do HarmonyOS 2.0.
A gigante tecnológica avançou mesmo que o Android Open Source Project teria grande importância no desenvolvimento do HarmonyOS, servindo quase como uma ponte para o futuro deste sistema. Assim, prevê-se que os planos da Huawei para utilização do framework Android serão apenas a curto-prazo, sendo que futuras versões do HarmonyOS poderão mesmo ser totalmente independentes.
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter.
OPPO X com design rolável aparece em novas imagens impressionantes
A OPPO está determinada em saltar para o TOP3 das maiores fabricante sdo mundo, apostando forte no lançamento de smartphones na Europa e no desenvolvimento de smartphones inovadores. O OPPO X é exemplo disso mesmo.
Tanto no seu smartphone dobrável como agora com o design para o smartphone com ecrã rolável, a OPPO está focada em oferecer uma experiência de utilização muito específica.
Outros artigos interessantes: