Alguma vez pensou em ter inteligência artificial em algo tão prosaico como uma escova de dentes? O novo modelo da Oral B usa e abusa desta tecnologia para poder proporcionar uma melhor escovagem e poupar problemas futuros. O Techenet explica-lhe tudo.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Uma escova de dentes é “só” uma escova de dentes, certo? Errado. Pelo menos na conceção da Oral B. O que está bem evidenciado nos últimos modelos apresentados: iO7, iO8 e iO9.
Escova de dentes Oral B iO vai revolucionar com novas tecnologias
Mas vamos por partes. O que têm estes modelos de tão extraordinário? Bem, antes de mais o motor que está por detrás da dita escova. Pela primeira vez utiliza-se a tecnologia magnética em detrimento da tradicional mecânica. Isto resulta de seis anos de investigação que incidiram, por um lado numa mudança completa no motor, mas também no design da própria escova.
Esta aproxima-se cada vez mais dos equipamentos utilizados pelos dentistas, tentando proporcionar a escovagem ideal. Só para se ter uma ideia. Sabia que algo tão simples como uma inclinação de uns graus na escova pode fazer a diferença na limpeza?
Voltemos à tecnologia magnética. A grande vantagem da sua utilização é que permite distribuir a energia uniformemente pelos filamentos da escova. Ou seja, há um maior controlo da mesma. Mais ainda. A marca utilizou tecnologias como a inteligência artificial (AI) para mapear a boca humana.
Desta forma consegue, por um lado, apresentar diferentes programas de limpeza (que podem e devem ser integrados com a aplicação móvel), detetar a pressão ideal (a máquina avisa quando o utilizador estiver a usar demasiada ou insuficiente pressão) mas também consegue mapear onde está a escova, fazendo uma avaliação final da limpeza efetuada. Quase como ter um dentista “light” ao nosso serviço.
Não quer isto dizer que a Oral B iO vai substituir os dentistas. Nada disso. Mas os programas podem ser usados como medidas preventivas ou complementares aos estipulados pelos dentistas.
Novas escovas da Oral B chegam equipadas com inteligência artificial
Os modelos vão desde os 199 euros (para a iO7) aos 279 euros (iO9) – preço recomendado – e é no modelo topo de gama que se vê a utilização máxima da AI, com a apresentação, em 3D, da boca humana. Ou seja a escova, graças à AI (inteligência artificial), consegue detetar em que ponto da boca está, reconhecendo as 16 superfícies dentais. O objetivo é poder ajudar, de forma personalizada, o utilizador.
Além disso e como forma de criar um novo elo com o consumidor a escova apresenta uma mensagem de boas vindas e dá informação útil. Seja o tempo consumido na limpeza, a pressão utilizada, ou o programa escolhido. Aliado à integração com a aplicação consegue fazer quase que como um sistema de recompensas. A ideia é associar a escovagem dos dentes a algo divertido e fomentar novos e divertidos hábitos.
Outras novidades assentam na forma como a escova é recarregada. Acabaram-se os carregadores com reentrâncias. Agora tudo é magnético. O que facilita a posição da escova e torna-a mais limpa. O “limpa” no sentido literal, mas também estético.
Os modelos trazem uma caixa de transporte, a pensar nos viajantes. Sendo que, no modelo iO9, a própria caixa permite carregar a escova, o que elimina a necessidade de andar com o carregador.
Dados interessantes
Os ensaios clínicos, desenvolvidos pela Oral B, referem que a utilização da nova escova traz algumas vantagens:
- 100% de remoção de placa após cada lavagem.
- Gengivas 100% mais saudáveis em apenas uma semana.
- Seis vezes mais eliminação de placa ao longo da linha das gengivas.
- 83% das pessoas com gengivas
Preços das novas escodas de dentes Oral B iO
- Oral B iO7 – 199 euros
- Oral B iO8 – 219 euros
- Oral B iO9 – 279 euros
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Facebook, Instagram e Twitter.
Outros artigos interessantes: