A pirataria é um dos grandes problemas trazidos pela evolução da internet ao longo das décadas. No entanto, ao longo dos últimos anos, esse problema cresceu exponencialmente graças às controversas IPTV Pirata.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Durante o último ano, foram várias as campanhas criadas por várias instituições na luta contra a televisão pirata. Uma das associações que mais se tem destacado é a Audiovisual Anti-Piracy Alliance (AAPA).
A missão desta associação, como o seu próprio nome indica, é a exterminação da pirataria audiovisual, dando início e publicitando enormes campanhas contra esta praga que assola a Europa.
Com parcerias de grande peso na Alemanha, Espanha, França e Inglaterra, conta ainda com o apoio de grandes canais desportivos como a Sky, BeIn Sports, Canal+, LaLiga, LFP e Premier League.
O que é uma lista IPTV Pirata? Explicação simplificada
Explicando da forma mais simples possível, uma lista IPTV Pirata é um ficheiro que contém vários links para transmissões online onde é reproduzida, em tempo real, a transmissão de diversos canais.
Abrindo esta lista, num qualquer software compatível, os “piratas” têm acesso a canais de televisão pagos, tanto em Portugal como de qualquer outro país.
Tudo isto, por um preço tão irrisório que torna até o mais correto cidadão numa fácil presa a este esquema, que é literalmente um crime.
IPTV na Europa poderá ter um fim eminente
Enquanto a estrutura da IPTV (Internet Protocol Television) por si só não é ilegal, acaba por ser o meio mais prático, simples e até seguro para recorrer à pirataria de conteúdos audiovisuais.
Assim, todos os que promovem e propagam estes serviços, serão considerados culpados por associação. Esse é um dos pontos focados pela AAPA.
Esta associação bateu o pé junto da União Europeia (UE), exigindo que sejam implementadas normas para que o controlo e ações perante a criminalização da IPTV, sejam facilitados.
Uma das normas propostas pela AAPA passa pela eliminação eficaz destas transmissões, durante um tempo máximo de 30 minutos após receberem uma denúncia.
Qual é a estratégia da AAPA para combater as IPTV Pirata?
Através de um acesso facilitado e detalhado à base de dados Whois, a AAPA passaria a ter todas as condições necessárias para efetuar uma remoção rápida e eficaz de qualquer transmissão ilegal.
Esta será uma guerra que irá durar largos anos mas que terá de ser iniciada e, as associações que se dedicam ao combate da pirataria, precisam de ter as ferramentas necessárias à sua disposição.
O combate à pirataria é a única forma de salvar o protocolo IPTV
Tal como foi referido, o protocolo IPTV por si só é legítimo, sendo um meio fantástico para transmitir conteúdo multimédia através da internet, para qualquer dispositivo.
Aliás, muitas cadeias de televisão utilização já este protocolo para disponibilizar os seus canais em plataformas móveis e até como serviço principal dos seus pacotes de TV.
No entanto, caso não se encontrem formas de combater a propagação de listas de IPTV Pirata, a exterminação indiscriminada do protocolo poderá vir a ser uma opção a ser colocada na mesa.
TV online grátis em Portugal? Tens aqui a lista completa de canais
Hoje em dia, passamos cada vez mais tempo online, seja no PC, computador portátil, tablet ou smartphone. Por isso, era apenas uma questão de tempo até que a oferta de canais para ver tv online grátis aumentasse consideravelmente.
Seja através do teu smartphone, tablet, computador portátil ou até mesmo box Android TV, tens aqui inúmeras opções para acompanhares a televisão portuguesa e brasileira em qualquer lugar. Com toda a polémica e controvérsia em torno do acesso a TV online grátis de forma ilegal, realçamos que estes canais estão disponíveis de forma legal e segura.
Outros artigos interessantes: