As plataformas de envio e receção de mensagens instantâneas proprietárias do Facebook estiveram esta manhã e início de tarde com graves problemas nos seus serviços. O Facebook Messenger e Instagram sofreram quebras acentuadas no que diz respeito ao acesso às suas plataformas.
Acompanha todas as notícias em tempo real! Segue o Techenet no Google News
Os “danos” foram sentidos em grande parte por todo o continente europeu. Felizmente Portugal não foi um dos países com maior incidência, todavia os efeitos deste evento foram relatados por um número elevado de utilizadores nacionais
Situação em Portugal da falha dos serviços Facebook Messenger
De acordo com os dados disponibilizados pelo “Down Detector” podemos observar que este evento teve o seu início por volta das 9h com o pico por volta das 12h de Portugal Continental.
A situação mais relatada pelos utilizadores foi a indicação de uma mensagem a indicar — “falha na ligação” — apesar de a conexão à rede internet existir. O problema persiste com maior incidência em computadores ao ser impossível a troca de mensagens.
Falhas são reportadas por toda a Europa
No resto da Europa os relatos são semelhantes. A rede social Twitter é agora palco de registo para a insatisfação e reclamações de vários internautas que se veem prejudicados com este problema.
Estas falhas técnicas a juntar aos processos judiciais que a empresa liderada por Mark Zuckemberg pode vir a enfrentar deixam o Facebook e Instagram numa posição enfraquecida.
Os reguladores federais americanos exigem que as aplicações Instagram e WhatsApp sejam desagregadas para não sufocarem o mercado e permitirem que pequenas empresas possam competir entre si.
WhatsApp parece imune às falhas apresentadas
WhatsApp, Facebook e Instagram fazem todas parte do mesmo grupo empresarial. Até ao momento o WhatsApp parece estar imune a esta quebra de comunicações estando a laborar sem qualquer registo de problemas.
A situação relatada leva a crer que o problema reside nos servidores da empresa em solo europeu. Esperamos a qualquer momento a reposição normal do serviço e ainda uma resposta oficial por parte do Facebook com mais pormenores.
Outros artigos interessantes:
- Cyberpunk 2077 chega a todo o gás e já bateu recorde inacreditável!
- DJI. Drone de corrida está um passo mais perto de ser apresentado!
- Xiaomi Redmi Note 9 5G bate recordes com vendas em 13 dias!
via: independent.co.uk