A Microsoft adoptou novos paradigmas de navegação na concepção do novo Windows 8. Uma das mudanças mais controversas foi a remoção do botão de iniciar (Start) da vista clássica. Esta é provavelmente a decisão que mais confusão tem causado aos utilizadores. Desde então, têm havido muitos esforços para restaurar esta funcionalidade. Mas nenhum desses esforços o faz de forma tão fidedigna como o Start8.
A Stardock, uma empresa com um vasto curriculum de personalização em muitos aspectos da interface gráfica do Windows através do programa WindowBlinds, disponibilizou em formato beta o Start8, uma modificação para restaurar o botão de iniciar ao Windows 8. Mas o Start8 faz muito mais que isso, por exemplo, uma das funcionalidades mais úteis é obrigar o Windows 8 a iniciar por omissão na vista clássica. Com esta funcionalidade activa poderá ignorar por completo a nova vista gráfica (conhecida anteriormente como Metro) até estar preparado para fazer a migração para este novo paradigma de navegação do Windows 8.
O menu disponibilizado pelo Start8, reproduz uma cópia quase exacta do menu de iniciar que estamos habituados no Windows 7, com as respectivas funcionalidades de desligar e reiniciar o computador, e função de pesquisa integrada. Além das funcionalidades que poderíamos esperar de um botão de iniciar nativa, o Start8 ainda lhe permite personalizar o botão de iniciar substituindo-o por outra imagem que desejar. Além disso o próprio menu de iniciar do Super8 é totalmente configurável no conteúdo e organização das entradas que apresenta. Veja algumas das principais funcionalidades do Start8 no seguinte vídeo.
Isto não são de facto boas notícias para a Microsoft, que não tem poupado em esforços para remover possíveis pontos de entrada do Windows que permitiam restituir esta funcionalidade. Mas é visto de outra perspectiva um balão de oxigénio para os utilizadores veteranos do Windows que já convivem com a simplicidade do botão de iniciar à 17 anos.
O Start8 está disponível de forma gratuita pelo menos enquanto estiver no estatuto de beta, por isso agarre software enquanto tiver a opurtunidade. Apenas precisa de dirigir-se ao link de download abaixo, preencher o seu email, e ser-lhe-à enviado por email um link de download deste utilitário.
Comentários