Baixar música, ver um filme online, trabalhar e até mesmo entrar em alguma rede social – tudo isso pode ser tornar um martírio para quem tem uma conexão de internet lenta e preguiçosa, não é mesmo?
Atualmente, o Brasil ocupa a 89ª posição no ranking de redes de internet mais rápidas do mundo. A velocidade média no país é de 3,4 Mbps, muito longe dos 23,5 Mbps oferecidos pela Coreia do Sul, na ponta da lista.
Mas, você sabia que existem truques simples e fáceis para aumentar a velocidade da sua internet, sem pagar nada a mais por isso? Conheça agora 4 dicas para ter uma internet mais veloz e de fácil navegação!
Como ter uma internet mais rápida e eficaz?
1 – Verifique a velocidade real do seu plano
Antes de tudo, é preciso verificar se a velocidade da sua internet corresponde realmente aquela do serviço contratado. Para tal podemos utilizar uma ferramenta para medir a velocidade da nossa internet como, por exemplo, o SPEEDCHECK.
Vale lembrar que no Brasil, as empresas devem fornecer pelo menos 80% da taxa de transmissão média mensal e 40% da taxa de transmissão instantânea – o que é permitido por lei -, mas alguns softwares e medidas rápidas podem ajudar na hora de realizar um download ou upload.
Estando ciente sobre a velocidade atual do seu plano, você também fica sabendo qual a porcentagem mínima da velocidade que deverá receber e cobrar sua operadora por isso, caso esteja irregular.
2 – Utilize um acelerador de navegação
Com efeito quase nulo em redes consideradas velozes, os aceleradores de navegação podem ter grande efeito se utilizados em uma internet lenta.
Com eles, é possível fazer pequenas alterações no navegador, principalmente relacionados ao tamanho dos arquivos a serem baixados. Além disso, também salvam pequenos itens de um site para que, no futuro, a página carregue com mais velocidade. Os aceleradores de navegação mais populares são:
- Ashampoo Internet Accelerator
- Internet Turbo
- SG TCP Optimizer
- Simple Net Speed
3 – Mantenha seu cache limpo, mas nem sempre
Ao acessar uma página na web, seu navegador é obrigado a baixar vários recursos existentes no site. Imagens, folhas de estilo, arquivos JavaScript e qualquer outra coisa ali presente são baixados automaticamente. Tais elementos são armazenados no cache, fazendo com que o navegador não precise baixar novamente toda vez que você acesse uma determinada página.
Manter o cache limpo possui algumas vantagens como corrigir possíveis erros de carregamento nos sites, mas armazenar novos elementos exige um pouco mais da velocidade de sua internet.
Por isso, é preciso maneirar na limpeza do cache, assim o navegador fará seu trabalho com mais eficiência e sem exigir muito da sua internet, tornando ela mais rápida e ágil.
4 – Evite abrir várias abas em seu navegador
Evitar utilizar muitas abas ao mesmo tempo no navegador, limpar histórico de navegação, cookies e arquivos temporários também são ações podem acelerar o desempenho da navegação na web.
Além disso, manter o computador protegido é fundamental para o bom funcionamento da internet. O antivírus gratuito da Bitdefender, por exemplo, oferece proteção contra web ataques em um software leve que não influencia na velocidade da sua navegação na rede.
E você, conhece outra dica para manter a internet mais rápida e eficiente? Compartilhe connosco nos comentários!
Imagens: Unsplash (Tim Van Der Kuip), Unsplash (Roberto Nickson)
Leia também:
Comentários