Aprenda a proteger os seus dados pessoais em computadores comunitários
Lan houses, cibercafés e bibliotecas estão entre os locais mais comuns, onde pessoas de todas as idades frequentam, diariamente, para se conectar ao mundo através da internet. As opções colaboraram para a chamada inclusão digital, mas, em contrapartida, favorecem a disseminação de ameaças por meio dos computadores comunitários.
As máquinas compartilhadas por um grande de número de pessoas, várias vezes ao dia, geralmente, abrigam vírus e malwares que podem contaminar usuários, seja afetando dispositivos como pendrive, seja prejudicando e-mails e roubando senhas e perfis. Por isso, é fundamental que o internauta aprenda a se proteger de golpes virtuais e saiba usar computadores públicos da maneira correta.
Dicas importantes para garantir a sua segurança
Ao chegar em um local onde diversos computadores são compartilhados, de maneira indiscriminada, é importante que alguns cuidados sejam tomados. Nesse sentido:
- Exija máquinas equipadas com um programa antivírus de qualidade. Caso o computador ainda não possua um software de segurança, busque por opções gratuitas, como por exemplo, os programas da Bitdefender. A marca disponibiliza, ainda, o Bitdefender QuickScan, uma ferramenta que utiliza o browser para fazer uma checagem rápida, detectando vírus e spyware que estão ativos na memória ou presentes em arquivos executados no computador.
- Quem costuma utilizar pendrives tanto em seu próprio computador quanto em máquinas públicas, como em bibliotecas, universidades ou lan houses, está exposto a muitos riscos. Para tanto, a Bitdefender sugere o USB Immunizer. Com esta ferramenta, as pessoas podem, com apenas um clique, “vacinar” o dispositivo portátil USB, evitando infecções.
- Evite fazer compras ou acessar contas bancários ao utilizar computadores públicos. Esse tipo de serviço exige o envio de senhas e informações confidenciais e são verdadeiros chamarizes de cibercriminosos, ainda mais em computadores de uso comum;
- Jamais salve as senhas de perfis de redes sociais e e-mails acessados em computadores compartilhados e, ao terminar suas tarefas, saia corretamente de todos os programas e sites, fazendo o logoff em todos eles;
- Tome total cuidado com os sites acessados, links compartilhados e downloads executados. Dê preferência para sites com o selo de acesso seguro (um pequeno cadeado presente no canto direito inferior do navegador) e observe o aspecto das páginas, para se certificar de que a página acessada não faça parte de sites fakes;
- Antes de deixar o computador, limpe todo o histórico de sua atividade online, sem se esquecer de deletar cachês e excluir cookies. O cuidado garante mais tranquilidade, eliminando seus rastros de navegação.
Tranquilidade em qualquer lugar
Somando a essas dicas, é válido ressaltar que usar a internet de maneira consciente é o primeiro passo para quem quer ficar livre dos riscos e ameaças do ambiente virtual. A atenção deve ser mantida em qualquer lugar, incluindo a casas de amigos, faculdades, no trabalho ou em sua própria residência.
Imagens via Free Digital Photos
Comentários