Sinceramente esta notícia não chega como uma grande surpresa, considerando as especificações apresentadas pelas câmaras traseiras do Huawei P20 Pro. Apesar de que a “palavra” da DxOMark não possa ser considerada verdade absoluta, não se podem ignorar os extensos testes e classificações realizadas pela sua equipa.
Tal como já nos habituou, pouco depois do lançamento de mais um smartphone topo de gama a equipa da DxOMark deu início aos testes de performance da sua câmara fotográfica e os resultados do Huawei P20 Pro quebraram todos os recordes. Até à data do seu lançamento a primeira posição era ocupada pelo novo Samsung Galaxy S9+ (99 pontos), mas o Huawei P20 Pro conseguiu alcançar uns fantásticos 109 pontos! Até mesmo o P20 alcançou 102 pontos na classificação da DxOMark, tendo sido os primeiros smartphones a conseguir ultrapassar a marca dos 100 pontos.
Para os mais distraídos, o Huawei P20 Pro tem para oferecer uma configuração de tripla câmara traseira desenvolvida em parceria com a Leica. Esta configuração é composta por um sensor principal de 40 megapixels (RGB), um segundo sensor de 20 megapixels (Monocromático) e um terceiro sensor de 8 megapixels responsável pelo zoom óptico. Com especificações de hardware deste nível não é de estranhar que a Huawei afirme que finalmente os utilizadores conseguirão capturar fotografias de qualidade profissional com o smartphone.
A equipa do Android Authority (AA) fez questão de relembrar que existem alguns conflitos de interesse nestas avaliações da DxOMark, uma vez que as fabricantes podem pagar à empresa para realizar os testes às suas câmaras, podendo assim tornar difícil a obtenção de resultados 100% imparcial. Mas, com todo o detalhe na descrição e análise de cada uma das etapas dos testes, é impossível desacreditar os resultados obtidos pelo Huawei P20 Pro.
Nos testes realizados pela DxOMark foram utilizados para comparação de resultados o Google Pixel 2 e o Apple iPhone X, e os resultados não deixam grande margem para dúvidas. Em vários cenários pode-se debater “gostos” entre os resultados do P20 Pro e do Pixel 2, mas o iPhone X fica praticamente sempre fora da corrida.
Podes ler por completo o relatório em detalhe e com explicações minuciosas dos resultados obtidos no site da DxOMark e ver também todos os resultados obtidos durante os testes nas mais variadas situações, alguns deles são verdadeiramente surpreendentes.
Para além dos excelentes resultados fotográficos, o Huawei P20 Pro revelou-se como uma verdadeira máquina também nos testes de gravação de vídeo. Com uns impressionantes 98 pontos, o P20 Pro deixou para traz a concorrência do Pixel 2 (96 pontos), Huawei P20 (94 pontos), Galaxy S9+ (91 pontos) e iPhone X (89 pontos).
Tal como referido pela equipa do AA, independentemente da validade que confiras à imparcialidade da equipa da DxOMark, a qualidade das fotografias e vídeo capturado pelo Huawei P20 Pro é indiscutível. Ao contrário do que muitos acreditavam ser possível, a Huawei tornou-se a primeira fabricante chinesa a superar as gigantes americanas (Apple e Google) e a gigante sul coreana (Samsung) num segmento tão importante como o fotográfico.
Comentários