Toda segurança é pouca quando falamos sobre a rede de internet, capaz de conectar o mundo todo em questão de segundos. Por isso, é preciso tomar muito cuidado na hora de navegar na web.
Apesar disso, poucas pessoas se lembram de proteger sua rede Wi-Fi. É comum haver brechas de segurança nos roteadores (router) por falta de conhecimento do próprio utilizador.
Isso é um prato cheio para pessoas mal intencionadas que buscam desde um simples “roubo” de internet — que pode deixar sua conexão mais lenta — até situações mais graves, como espionar dados, informações e arquivos pessoais ou ainda inserir conteúdos perigosos e maliciosos no seu sistema.
Pensando nisso, separamos 7 dicas simples e indispensáveis para ajudar a proteger sua rede Wi-Fi e aumentar a segurança. Confira!
Evite o Assistente Fácil
Na tentativa de facilitar a instalação e o uso dos roteadores, muitos fabricantes lançaram um “assistente fácil”, onde basta apertar um botão e o utilizador fica imediatamente conectado.
Contudo, dessa forma são instaladas configurações e senhas padrão, que facilitam a invasão do sistema, tornando o aparelho vulnerável.
Alterar Credenciais de Login
Também na tentativa de facilitar o primeiro uso do roteador, muitos fabricantes possuem credenciais de login e senha padrão para acessar (aceder) o administrador do equipamento.
Dessa forma, qualquer um pode entrar nessa página e alterar as configurações do aparelho.
Então, é melhor mudar as credenciais para algo diferente e difícil de ser desvendado.
Alterar Nome da Rede para aumentar a segurança
Em geral, os fabricantes possuem um padrão comum para nomear as redes, revelando, muitas vezes, a marca e modelo do seu roteador (router). Tornando as coisas ainda mais fáceis para o invasor.
Desative o Acesso Remoto
O acesso das configurações do aparelho Wi-Fi de forma remota pode ser útil para empresas ou para permitir que um técnico modifique as configurações pela internet.
Contudo, esse recurso não é recomendado para uso doméstico. Afinal, os invasores podem ter o acesso facilitado ao seu equipamento de qualquer parte do mundo.
Conexão Criptografada
Dê preferência às conexões WPA ou WPA2, que são criptografadas. Neste caso, são as configurações da senha de acesso à internet que você digita no computador ou smartphone para utilizar a rede.
Manter o Roteador Atualizado
As atualizações, além de melhorarem o funcionamento do aparelho, também ajudam a proteger o seu dispositivo, seja ele um computador, smartphone ou roteador.
Proteja Todos os Dispositivos
Por fim, é muito importante estar atento à proteção de todos os dispositivos que se conectam à rede, uma vez que também podem abrir uma brecha para possíveis invasões.
Então, é essencial possuir o melhor antivírus para celular/telemóvel e para o computador, que irá auxiliar na proteção para que seus arquivos e dados pessoais permaneçam intactos.
Gostou das dicas para proteger sua rede Wi-Fi? Deixe sua opinião nos comentários!
Segue toda a atualidade tecnológica no TecheNet através do Google News. Todas as novidades em tempo real e sem atrasos!
Outros artigos interessantes:
Comentários