Dia das crianças se aproxima e os palhaços invadem as telas. Além de “Bingo”, que aborda os percalços de um dos intérpretes do palhaço Bozo, temos o aterrorizante e letal palhaço Pennywise, que mata, com requintes cruéis, na nova adaptação da obra de Stephen King, intitulada It – A Coisa.
O filme é extremamente bem ambientado nos anos 1980, numa pequena cidade americana de classe média, Derry, no Maine. Sete crianças enfrentam seus medos e unem-se contra a “Coisa”, um palhaço que atrai suas vítimas com um sorriso enigmático, olhar maligno e balões vermelhos.
Em certa cena, o palhaço Pennywise pergunta: “Não sou real o bastante pra você?” A partir de então, transfigura-se no medo particular de cada criança, revelando uma dentição horripilante e mortal, no melhor estilo “Alien”.
A direção de Andy Muschietti surpreende por tamanho controle em conduzir tantas subtramas do roteiro – envolto ao realismo-fantástico – que aborda diferentes situações, dentre os quais: relações familiares, bulling, sequestros, assassinatos, medo, amizade, descoberta do amor, obesidade, pré-adolescência e as bem definidas personalidades das sete crianças e do vilão que seduz e aniquila. Ufa!!
Bill Skarsgärd interpreta seu multifacetado palhaço assassino, com desenvoltura marcante, mostrando que por baixo de uma maquiagem bem feita, há um ator que transmite sentimentos plurais, através de suas feições e de seus olhares.
Há de se ressaltar as inesperadas cenas de violência, em se tratando de filme para adolescentes. Cenas chocantes que surpreendem pela violência e autenticidade.
Méritos da direção de Muschietti, que soube orquestrar cada meandro do roteiro sem deixar de dirigir com eficácia, um elenco infantil, inspirado.
O longa It – A Coisa transita entre cenas de suspense, terror e alívio cômico em equilíbrio constante, numa tangível atmosfera dos anos 1980, que muito irá agradar aos saudosistas de plantão.
It – A Coisa (“It” / Estados Unidos, 2017)
Nota: 8 (****)
Direção: Andy Muschietti
Elenco: Bill Skarsgärd, Finnn Wolfhard, Jaeden Lieberher, Sophia Lillis
Para mais informações sobre o filme It – A Coisa siga este link
Comentários