A CIONET apontou Paulo Nunes (CIO, EMEL), Guilherme Teixeira (CASP-Grupo Casais) e João Luís Baptista (CIO, SIBS Forward Payment Solutions) como os grandes vencedores do prémio CIO of the Year, que teve lugar no evento anual da CIONET, CIODAY’2017.
Na categoria Corporate, o vencedor foi o CIO da SIBS Forward Payment Solutions, João Luis Baptista. Há 16 anos que o CIO tem a seu cargo o core do negócio do grupo SIBS, liderando um departamento de TI com 172 colaboradores. O projeto inovador que lhe valeu o prémio foi o desenvolvimento do serviço nacional de pagamentos móveis mais moderno e completo de Portugal – o MB WAY. O MB WAY é uma resposta à progressiva integração dos ambientes físico e online. Esta solução permite fazer compras online e físicas, bem como transferências imediatas através de smartphone ou tablet. É a transposição do MULTIBANCO para o mobile numa altura em que o smartphone assume cada vez maior relevância no dia-a-dia das pessoas. O facto de ser disponibilizado por 14 Bancos faz com que abranja 95% dos cartões em circulação em Portugal, o que justifica as 163 mil adesões, a média de crescimento de utilizadores de 8% e já 2,4 M€ de compras terem sido realizadas através do MB WAY.
Na categoria de Government, a CIONET Portugal reconheceu Paulo Nunes. Paulo Nunes é CIO da EMEL há dois anos e tem a seu cargo um departamento de TI que colabora para as 15 unidades de negócio da EMEL. Foram três os projetos que lhe valeram o reconhecimento: 1 – O desenvolvimento da app ePark, que veio trazer uma solução de pagamento aos cidadãos utilizadores de parquímetros e que conta já com 150 mil utilizadores e uma faturação superior a 5M€; 2 – Implementação da plataforma de negócio e operação OPERA: uma plataforma de negócio associado à plataforma ePark e ao estacionamento por parquímetros que concentra as áreas de Fiscalização e Contraordenações; 3 – Implementação de plataforma de ODS, com um conceito de “Data Lake” de todos os sistemas EMEL. Esta plataforma é a base da aplicação de Business Intelligence da EMEL, tornando-se um único repositório de informação que permite a automatização assim como transversalidade do reporting basilar e indicadores da empresa.
Na categoria de PME, foi premiado Guilherme Teixeira. O vencedor desta categoria é CIO da CASP-Grupo Casais há 10 anos, dirigindo um departamento que sustenta 54 diferentes unidades de negócio, cargo a que junta as funções de CISO e National Security Officer. Os projetos que lhe valeram a vitória foram o desenvolvimento de uma aplicação para backoffice, denominada CO2iBC-RIMS, cujo objectivo é optimização o pipeline logístico na sua eficiência, controlo e capacidade de gestão intrínseca, agilizando o processo de aprovisionamento das obras nos diversos mercados, com recurso à exportação de Portugal. Através desta plataforma foi possível reduzir os lead time, chegando mesmo a atingir um decréscimo de 35,7% no mercado Angolano.
Apresentou também outros projetos de sucesso, como a implementação do Centro de Suporte Integrado da Casais, uma plataforma de serviço ITIL Based que serve de base de trabalho diário à equipa de apoio central que, em Braga, suporta todos os processos de serviço de TI a centenas de utilizadores distribuídos por 14 países e mais de 50 organizações do grupo. Destaque igualmente para o projeto Arquitetura Aplicacional, que consistiu numa reformulação da arquitetura da Casais devido à Transformação Digital, integrando novas apps, soluções e ferramentas digitais.
Rui Serapicos, Managing Partner da CIONET Portugal, menciona a importância deste evento para a comunidade: “É algo que nos dá grande satisfação premiar os talentos portugueses em tecnologia e inovação. Acreditamos que estas iniciativas são cada vez mais importantes, não apenas pelos benefícios que aportam aos vencedores, mas fundamentalmente pelos efeitos positivos que aportam para a indústria portuguesa de TIs e para o nosso país”.
Comentários