Um arqueólogo australiano descobriu 2000 novos sítios arqueológicos sem sair de casa. Com recurso ao Google Earth, explorou uma área de 1 232 quilómetros quadrados do deserto da Arábia Saudita e afirma ter descoberto 2000 potenciais locais arqueológicos.
David Kennedy, investigador da University of Western Australia, afirma ter descoberto os locais apenas com recurso ao programa de download gratuito. Em declarações ao site New Scientist, o arqueólogo afirma nunca ter ido à Arábia Saudita: “Não é o país mais fácil para se entrar”.
O cientista afirma que fotografias aéreas daquele país não estão disponíveis para a maioria dos arqueólogos e é difícil, se não impossível, voar sobre a Arábia Saudita. “Mas o Google Earth consegue contornar esses problemas”.
O arqueólogo David Kennedy estudou em profundidade 1 232 quilómetros quadrados do deserto, na área de Jidah, identificou 1977 potenciais sítios para investigação e pediu a um amigo não arqueólogo para ir ao terreno e confirmar, fotografando os locais. Ficou assim confirmado que o que tinha sido identificado através do Google Earth eram vestígios e não sombras ou vegetação. O trabalho foi publicado no Journal of Archaeological Science.
David Kennedy é especialista em arqueologia romana e desde 1997 que faz voos de prospeção todos os anos na Jordânia.
Comentários