Segundo os últimos rumores, a Samsung estará a planear um novo programa onde irá vender smartphones topo de gama "reciclados" com descontos bastante atractivos.
A notícia foi primeiro publicada pela Reuters, onde disse que a fabricante pretende ressuscitar os seus lucros do sector móvel e maximizar a sua eficiência de custo. Para colocar este novo programa em curso a Samsung irá utilizar smartphones topo de gama de utilizadores que retornaram os seus smartphones à Samsung porque fazem parte de contratos com opção de actualização de smartphone. O novo programa deverá ter início no princípio de 2017.
Uma vez "reciclados", a Samsung irá voltar a comercializar os dispositivos a um preço reduzido, mas ainda não se tem qualquer informação sobre a percentagem que será cortada do preço original. Também não foi clarificado qual será o processo exacto de "reciclagem", mas será de esperar que a fabricante tenha alguns procedimentos padrão em acção, tal como a troca de baterias e capas externas.
Não é novidade que a percentagem de mercado da Samsung está a cair aos poucos, com o rápido crescimento de fabricantes chinesas tal como a Huawei, Lenovo, Oppo e Xiaomi. Na sua grande maioria, estas fabricantes trazem para os mercados smartphones de alta qualidade a uma fracção do preço que a Samsung vende os seus dispositivos. Este processo de "reciclagem" poderá ajudar a Samsung a aumentar a venda de dispositivos e ao conseguir vender os topo de gama "reciclados" poderá também conseguir de certa forma atingir as vendas de smartphones das suas concorrentes chinesas.
Um dos pontos negativos que poderá surgir com este novo programa, que pode mesmo vir a revelar-se como um "tiro no pé", é o facto de que a comercialização de smartphones topo de gama "reciclados" poderá vir a afectar de forma directa a venda de dispositivos de média gama da Samsung.
Comentários